CPT - Centro de Produções Técnicas

Como saber se a loja que estou divulgando é confiável


Pra quem divulga produtos de outras lojas através de programa de afiliados, por exemplo, é importante saber a procedência dos produtos e principalmente a aceitação dos clientes.
Se a loja tem um número grande de reclamações dos consumidores, como produto com defeito, atraso na entrega ou produto que nunca chega na casa do cliente.
Se um possível cliente clica no seu anúncio e descobre que a loja é aquela que ele já comprou e não gostou ou sabe da má fama que ela tem, vai desistir no ato de comprar, a não que não encontre em mais nenhuma loja.

Então, pensando nisso procurei uma forma de saber qual a melhor loja para divulgar e encontrei este site.


O RECLAME AQUI é um site que existe há 13 anos atua como canal de comunicação entre consumidores e empresas de todo o país, sendo o canal oficial do consumidor brasileiro na internet.
Depois de ter um problema com uma companhia aérea, que resultou em uma perda de negócios, Maurício Vargas, presidente do site, procurou pelos serviços de atendimento ao consumidor da empresa para expor a sua indignação e a mesma não correspondeu.
A partir daí, Maurício notou a necessidade da criação de um canal em que o consumidor pudesse expor os problemas e a ineficiência dos canais de atendimento das empresas e assim surgiu o Reclame AQUI, que atualmente é considerado uma das principais fontes sobre informações de consumo do mundo.


Como funciona?

A reputação das empresas é calculada de forma automatizada, não havendo interferência manual na apuração dos dados ou atualização dos índices.

Os dados das empresas e dos consumidores que estão cadastrados no site servem apenas para possibilitar o acesso e atendimento entre as duas partes.
O banco de dados do Reclame AQUI é totalmente sigiloso e não comercializável. O Reclame AQUI fará a seu critério a divulgação na mídia e encaminhamento das reclamações aos órgãos e autoridades que possam colaborar na defesa dos interesses coletivos. Todas as informações de origem das mensagens dos consumidores ficam armazenadas no banco de dados e todo o conteúdo público do site é indexado automaticamente pelo Google e outros buscadores.
Os dados pessoais de quem está reclamando não são expostos publicamente, desde que não sejam inseridos por consumidor ou empresa no corpo do texto público.

O Reclame AQUI é um canal muito importante para que o consumidor consiga resolver os seus problemas com as empresas, mas muito mais do que isso, o Reclame AQUI é um site de pesquisas usado por milhões de consumidores antes de fazerem uma compra ou fecharem um negócio, daí a importância de que falei no começo do texto, de saber a credibilidade da loja. 

Não se pode reclamar de forma anônima ou se registrar com apelidos, pois todas as reclamações são assinadas e de responsabilidade dos interessados.

O site é gratuito, ou seja, tanto a empresa quanto o consumidor podem usar.


Como publicar uma reclamação?

  • • Procure a empresa que você quer reclamar
    Digite o nome da empresa que você quer reclamar e clique em buscar. Caso você não encontre a empresa, não tem problema! Você ainda pode fazer a busca por categorias ou solicitar o cadastramento dessa empresa.
  • • Cadastre a sua reclamação
    O segundo passo é a mão na massa! Preencha todos os campos da sua reclamação, como título, assunto, sentimento e a sua própria reclamação, é claro! Quanto mais claro e objetivo você for, mais fácil fica para a empresa resolver o seu problema.
  • • Identifique-se e finalize a sua reclamação
    Agora é só conferir a sua reclamação, se identificar no site fazendo o login ou se cadastrando e pronto, a sua reclamação está cadastrada!
E agora?
A sua parte está feita. Agora é a vez da empresa reclamada, que já recebeu uma notificação referente à sua reclamação, fazer a parte dela.
Enquanto você não recebe a sua resposta, espalhe a sua reclamação pelas redes sociais para que ela ganhe ainda mais visibilidade!

Quando a empresa responde e resolve o problema sua imagem melhora perante ao publico.


Rankings das Empresas mais Reclamadas

Logo que você acessa o site é mostrado uma lista de empresas que mais possuem reclamações, adivinha quais são? A de telefonia é claro.
Se você divulga serviços de telefonia, saiba que seu lucro pode ser tão bom quanto o serviço que elas prestam. Fica a dica!