CPT - Centro de Produções Técnicas

Dicas e truques para usar a caixa de pesquisa do Google - Parte 1



Santo Google! Praticamente todo mundo usa o buscador mais adorado do mundo, tanto que até mesmo quem não sabe o que é um navegador de internet, já ouviu falar nele. O que muita gente não sabe, entretanto, é como usá-lo da forma correta.
Tá certo que, nos dias de hoje, não há nada de misterioso em usar o serviço; ele já está quase esperto o suficiente para saber qual a intenção da sua busca, mesmo que você não utilize as palavras corretas.

Entretanto, existem dicas e pequenos truques que facilitam ainda mais e tornam as buscas muito mais precisas e certeiras, afinal, o Google faz de um tudo, mas ainda não é vidente para sempre saber o que queremos. Confira a seguir algumas dessas dicas para você tirar o máximo do buscador e pesquisar como um verdadeiro profissional.


1 – Exclua um elemento da busca digitando o sinal de “menos” antes da palavra que queira excluir.

 

2 – Pesquise por palavras dentro de um site específico escrevendo “site:” seguido do endereço da página e da palavra a ser buscada

 

3 – Deixe o Google fazer as contas por você; apenas insira a equação desejada

 

4 – Pesquise por palavras nos títulos das publicações escrevendo “intitle:” antes dos termos desejados

 

5 – Pesquise por GIFs na busca por imagens clicando em “mais ferramentas” e mudando o tipo de arquivo para “animação”

 

6 – Pesquise por um site que mencionou outro site em suas páginas escrevendo “link:” antes do endereço buscado

 

7 – Se você pesquisar por uma determinada data comemorativa, o Google mostrará em que dia ela será comemorada.

 

8 – Converta moedas e unidades de medida

 

 9 – Esqueceu o nome ou um pedaço da letra da música? Digite um trecho da letra, colocando um asterisco nas palavras que você não sabe, seguido pelo nome do cantor e o Google fará o possível para encontrá-la. Esse mesmo tipo de pesquisa vale para achar citações famosas ou trechos de livros.

 

10 – Procure por palavras específicas dentro de arquivos como PowerPoint (ppt) Word (doc) e PDF digitando “filetype:” seguido pelo tipo do arquivo (extensão)

 

 Aqui foram algumas dicas de como usar a ferramenta mais poderosa da internet, muitas delas você já deve conhecer, mas acredito que tenha alguma que não conhecia.

Parte 2

Fonte: Tudo Interessante