CPT - Centro de Produções Técnicas

Como melhorar seu posicionamento no google com a "Tag Title"


Por que se preocupar em melhorar a Tag Title? A tag title é tida como o atributo mais importante para um bom posicionamento de uma página no Google. Mas há alguns truques para saber escolher e usar bem esse recurso em sua página e conseguir um bom posicionamento. Então vamos às dicas.

Títulos Descritivos e Concisos

O título deve estar de acordo com o conteúdo da página e devem ser descritivos e concisos. Não use títulos vagos como “Início” para sua página inicial ou “Perfil” para o perfil de uma pessoa específica.

Exemplos:
– Para uma página inicial de uma série de artigos sobre SEO seu título pode seguir o padrão abaixo:
“Tudo sobre SEO | Seu Negócio na Inter.net”

 Sua Marca

Analise se a marca do produto ou serviço estão associadas de tal forma que as pesquisas serão feitas com o nome da sua marca, se isso não acontecer prefira colocar sua marca no final do título, separado do resto do título com um delimitador, como um hífen, dois pontos ou barra vertical.

Exemplo:
– Marca associada ao produtos: “Brastemp – Lavadoura de Roupas”
– Marca sem associação:  “Lavadoura de Roupas da Brastemp | Loja Virtual Ponto Frio”

Tamanho Limite

Não ultrapassar de 60 a 70 caracteres. Isso porque não vai aparecer mais do que 63 caracteres nos resultados das buscas, evitar títulos desnecessariamente longos pois são propensos a ficar truncados nos resultados da pesquisa.

Palavras-chave

Use palavras-chave no título, mas sempre dentro de um contexto. Evite o excesso de palavras-chave, pois pode fazer com que seus resultados pareçam spam para o Google.

Seja Relevante

Ao usar frases, evite títulos repetidos ou clichês. É muito importante criar títulos descritivos e distintos para cada página em seu site. Acrescente títulos à cada página em um site de comércio como por exemplo: “produtos baratos para venda”. O ideal é que os usuários identifiquem o assunto da página pelo título. Usando títulos longos, que variam apenas por uma ou duas palavras (títulos “clichê”) você impede que os usuários entendam o assunto da página pelo seu título, por exemplo:

"<nome da empresa> - Veja vídeos, serviços, portfólio, opiniões e compras"
Esse título possui muito de texto não informativo.

Padrão

Estabeleça um padrão para o título e mantenha esse padrão em todas a páginas. Isso tornará a identificação de seus conteúdo mais fácil para os usuários.

Título no Conteúdo

Sempre escolha um Título que possa colocá-lo no conteúdo de sua página. Preferencialmente repita-o no primeiro H1 da página, assim o tanto usuários quanto buscadores terão certeza que seu site oferece o que foi procurado na pesquisa.

Outros Resultados Aparecem

Não se desespere. Em alguns casos o Google identifica problemas com seu título e pode gerar um novo título, baseando-se em textos âncoras, conteúdo da página ou até outras fontes. É importante saber que até mesmo páginas com títulos bem estruturados, concisos e descritivos, que seguem todas as dicas acima podem apresentar títulos diferentes nos resultados de pesquisas.
O Google afirma que esse procedimento visa melhorar a relevância do título para a consulta feita. 

Segue abaixo a argumentação do Google para isso:

Há uma razão simples para isso: a tag de título como especificada por um webmaster se limita a ser estática e fixa, independentemente da consulta. Uma vez que sabemos a consulta do usuário, geralmente podemos encontrar um texto alternativo de uma página que melhor explica o porquê de esse resultado ser relevante. Usar esse texto alternativo como um título ajuda o usuário e também pode ajudar seu site. Os usuários estão verificando seus termos de consulta ou outros sinais de relevância nos resultados, e um título, que é adequado à consulta, pode aumentar as chances de ser clicado por eles.
Se você está vendo suas páginas aparecerem nos resultados de pesquisa com títulos modificados, verifique se os seus títulos têm um dos problemas descritos anteriormente. Se não, considere se o título alternativo é um ajuste melhor para a consulta. Se você ainda acha que o título original seria melhor, informe-nos em nosso Fórum de Ajuda para webmasters.”


Uma outra dica que dou, é de antes mesmo de criar um blog, seja para ganhar dinheiro ou não, pense bem como você quer que seu blog seja, é importante que ele tenha PERSONALIDADE, um diferencial.
 Por exemplo: Se você começou a criar seus posts com títulos longos, com mais textos do que imagens, mantenha esse padrão, isso, meio que inconscientemente, fará que seus leitores reconheçam seu post, já nas pesquisas do Google.

Se for um blog para ganhar dinheiro, sugiro que escolha um nicho, ou seja, uma área específica, não tente atirar para todos os lados, dificilmente dará certo. Lembre-se que seu blog precisa ter personalidade. 

Dicas de como ganhar mais tráfego com suas imagens do blog