CPT - Centro de Produções Técnicas

Aprenda a criar um bom curriculo


O currículo (palavra que vem do latim Curriculum Vitae e significa carreira de vida) tornou-se um documento imprescindível na hora de solicitar, por exemplo, trabalho ou uma bolsa de estudo. O currículo serve para descrever a trajetória de uma pessoa (seus estudos e conhecimentos, e todos os dados que ajudam a entender sua experiência profissional). Deve-se ser cuidadoso na hora de elaborar um currículo, porque este documento é o cartão de apresentação do solicitante e, definitivamente, é a primeira imagem que se adquire de quem o apresenta à empresa ou à instituição a que se dirige.

Para elaborar o currículo corretamente é necessário fazer uma lista com tudo o que se deseja incluir e, em seguida, pôr os itens em ordem de acordo com o que se considera mais importante. Os dados devem ser apresentados de forma inteligente, levando em consideração as necessidades da empresa ou instituição à qual será apresentado.

O currículo deve sempre ser elaborado em folhas A4 (210 x 297) brancas, somente deve ser preenchida uma página por folha, é preciso usar as margens adequadas e deixar um espaço entre os parágrafos. O currículo não deve ser muito extenso nem apresentar borrões ou erros ortográficos, além disso, é melhor que todas as vias sejam originais, visto que nem sempre a qualidade das cópias é muito boa. As informações nele contidas devem ser verdadeiras, breves e simples.

Recomenda-se que no primeiro bloco estejam contidas as informações do candidato: nome completo, endereço, telefones, e-mail e estado civil. Os números dos documentos podem ser excluídos, visto que só serão necessários quando da contratação.

No bloco seguinte serão mostrados os estudos e a formação do solicitante. Os títulos devem ser apresentados cronologicamente (do mais recente para o mais antigo, doutorado, formatura, etc.) e formação complementar (cursos de aprimoramento profissional - feito línguas e programas ou linguagens que domina no que diz respeito à informática).

Posteriormente é apresentada a experiência profissional. Aqui podem ser citados os trabalhos realizados com e sem contratos (do mais recente para o mais antigo, citando o tempo que passou em cada um). Projetos de pesquisa, congressos e conferências dos quais o solicitante participou, bem como prêmios, publicações e entidades acadêmicas ou profissionais às quais o solicitante pertenceu ou pertence.

Dicas de como criar e divulgar seu currículo.

Gerador de currículo - O currículo gerado segue as dicas e recomendações de vários profissionais da área de recrutamento e seleção de pessoas.
  
Exemplos de modelos de currículo

Indicado para estágio, primeiro emprego, aprendiz.
Indicado para cargos operacionais.
Indicado para vagas executivas.

Cadastro grátis de currículo
Preencha um cadastro que servirá como acesso a sua área e como currículo. Procure pelas vagas disponíveis no site.
Com aplicativo gratuito do site para
  • Alerta de vagas - Todas as vagas que se encaixam com seu perfil exibidas no seu comunicador do emprego.

  • Convites - Se o seu currículo participou de alguma busca e você foi convidado para participar de um processo seletivo, seu comunicador do emprego irá avisá-lo.

  • Monitoramento de Processos Seletivos - Monitore os processos seletivos que você participa ao se candidatar a uma vaga ou aceitar um convite de uma empresa.

  • Chat - Fique disponível para conversar com as empresas que se interessaram em seu currículo.

  • Artigos - Dicas para elaborar um bom currículo e se preparar para as entrevistas, como se portar, o que vestir, o que dizer. Tudo isso e muito mais!


SINE - Site Nacional de Empregos
Cadastre seu currículo gratuitamente ou anexe um pronto, busca vagas por área e estado. Anuncie vagas e convoque candidatos.

BNE - Banco Nacional de Empregos
Funciona como o Sine, cadastre seu currículo e divulgue vagas de emprego de forma gratuita.

Modelos de currículo e cartas de apresentação grátis
Vários modelos office para abrir no Word Online para preencher e imprimir.

Modelos de Currículo da Catho

Pra quem usa ou gostaria de divulgar seu currículo na Catho, saiba que ele disponibiliza vários modelos de currículo para áreas bem específicas. Para empregadas domésticas, garçons, professores...
Caso tenha interesse em ter um currículo mais estratégico e focado em sua carreira profissional, a Catho Online tem os Serviços de Apoio à Carreira. Neste departamento, profissionais especializados em gestão de carreira irão elaborar um novo currículo para você. Eles têm experiência na elaboração de mais de 8 mil currículos e a aprovação dos profissionais, que responderam na pesquisa de satisfação que tiveram 50% mais entrevistas de emprego após a utilização do novo currículo.

Neste vídeo, uma especialista na área de recursos humanos ensina a forma correta de se criar um curriculo, e mostra os erros mais comuns.




Como Fazer o Currículo de um Portador de Deficiência

Fazer um currículo para um portador de deficiência é algo que não foge dos padrões normais, entretanto, alguns cuidados devem ser colocados em pautas para quem ninguém seja surpreendido. Confira:

1º Passo - Começar com os Dados Pessoais: Na parte superior do currículo coloque o seu nome, endereço, celular, e-mail, nacionalidade, idade, estado civil, RG, CPF, e outras informações que forem cabíveis.

2º Passo - Deixar os Objetivos Explícitos: Nesta parte você deve colocar os benefícios que serão trazidos à empresa e colocar as diferentes experiências que já foram vividas nos ramos de trabalhos e estudos caso houver.

3º Passo - Currículo não é Biografia: Evite ao máximo colocar lamentações ou informações pessoais desnecessárias, pois, independentemente de se for portador de deficiência ou não, nenhum chefe quer saber da sua vida pessoal escrita no currículo.

4º Passo - Formações Acadêmicas: Nada como você poder contar com as formações acadêmicas em um currículo, isto trás muitas vantagens de uma forma incomparável, ainda mais se tratando de pessoa portadora de deficiência, isto dá um ganho ainda maior.

5º Passo - Indique Qual o Tipo de Deficiência Portada: Esta parte deve ficar bem exposta para que o contratante saiba separar uma vaga que seja capaz de atender às necessidades de deficiência e que sejam muito bem cumpridas.