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Como a foto da capa do Facebook pode te ajudar a vender mais



Quando as pessoas acessam sua página no Facebook, qual é a primeira coisa que veem? Vou te dar algumas dicas. É uma parte visual do conteúdo que fica no topo da sua página. Suas dimensões são 851 pixels de largura por 315 pixels de altura. Ocupa quase um quarto da tela, na maioria dos navegadores de computadores.
É isso mesmo a sua foto de capa.


Como ela é uma das partes mais notadas da sua página, é fundamental que você siga as melhores práticas de uso dessa foto de capa.

Se você estiver usando o Facebook para gerar leads, fechar sua próxima venda ou criar uma comunidade de clientes, é muito importante saber como otimizá-la. Leia para saber o que você deve (ou não) fazer em sua foto de capa.



Oito práticas recomendadas para fotos de capa eficazes no Facebook

 

1) Obedeça às diretrizes de foto de capa do Facebook. 

Parece bobagem, mas obedecer às diretrizes do Facebook é crucial para a existência da sua foto de capa, para começar. Eu sugiro que você leia as diretrizes completas para a sua página, mas existem algumas informações importantes sobre o assunto:
  • Sua capa é pública.
  • Ela não pode ser enganosa, falsa, nem infringir os direitos autorais de ninguém.
  • Você não pode incentivar as pessoas a carregar sua capa nas linhas do tempo delas.
Se você for pego violando os termos acima, o Facebook pode adotar medidas contra a sua página. E, embora o Facebook não diga exatamente o que vai acontecer se você violar essas diretrizes, não será muito inteligente ver a sua página removida devido a uma infração com a foto de capa. Por isso, leia as diretrizes por completo e adote-as.

2) Confira se o tamanho da sua foto de capa do Facebook está correto: 851 pixels de largura por 315 pixels de altura.

 Há alguns anos, o Facebook removeu toda e qualquer referência à regra de 20% de texto nas fotos de capa. Mas isso não quer dizer que você pode abusar do uso de texto na foto. A regra anterior dizia que apenas 20% da foto da capa podia ser texto. Pessoalmente, acho isso muito restritivo para os profissionais de marketing, mas a intenção era boa. Se você vai usar texto na sua foto de capa, seja conciso. Sua foto será muito mais informativa e engajadora.

Você não vai gastar todo esse tempo criando o design de uma foto de capa para depois ela ficar estranha quando você fizer o upload no Facebook. Verifique logo no começo se ela vai ficar incrível e se está seguindo as dimensões corretas (851 pixels de largura por 315 pixels de altura). Se você fizer o upload de uma foto menor que essa, o Facebook vai esticá-la para caber no espaço, desde que ela tenha pelo menos 399 pixels de largura e 150 pixels de altura.



3) Não respeite a regra de 20% de texto, mas tente manter-se visual.

O ideal é que a capa já fale por si, se escolher uma imagem que tenho tudo haver com a página, não será necessário dar muitas informações na capa.


4) Não oculte conteúdo por trás da sua foto de perfil.

Apesar de você ter um espaço de 851 por 315 pixels para criar a foto de capa, isso não quer dizer que todo ele está disponível para sua criação. Devido à forma como as fotos de perfil são usadas na sua página do Facebook, uma parte da sua foto de capa não vai aparecer, a menos que você clique nela.
Veja no exemplo abaixo a seção destacada por uma linha pontilhada. Essa é a parte da foto de capa que não fica imediatamente visível para seus fãs no Facebook.





Por isso, preste atenção para não esconder, sem querer, algo importante nesse espaço.
Entretanto, você pode usar esse espaço oculto a seu favor, talvez até escondendo algo de propósito. Mas, em geral, manter esse espaço vazio é a melhor coisa a fazer.


5) Alinhe os objetos à direita na sua foto de capa.

Como sua foto de perfil está à esquerda, você precisa equilibrar o design da foto de capa do Facebook. Para isso, coloque o foco da imagem à direita. Observe estas fotos de capa. Qual delas é mais agradável, esteticamente? 
Foco alinhado à direita:

Foco alinhado à esquerda:



A foto de capa alinhada à direita não tem aparência melhor? Os elementos maiores de design (a foto de perfil, o texto e a cerveja) estão distribuídos uniformemente. Na foto da capa da Samsung, sua atenção vai imediatamente para o lado esquerdo da página. O nome do produto fica totalmente perdido no canto superior direito.
Ainda não está convencido? O equilíbrio não é apenas um elemento crucial do design, mas também permite que as fotos de capa funcionem bem nos dispositivos móveis. Nesses dispositivos, uma parte bem maior da sua foto de capa é bloqueada, pois a foto de perfil e o nome da página ficam sobre a foto de capa.
Por isso, tanto do ponto de vista do design quanto da otimização, é melhor alinhar os elementos visuais à direita.



6) Integre o design da foto de capa com outras partes da sua página do Facebook.

Se você realmente quiser ser criativo com sua foto de capa, tente integrar o design dela com outras partes da sua página do Facebook. Você pode transformar sua foto de perfil e a foto de capa em uma grande tela, ou usar alguns elementos de design para chamar atenção de funcionalidades diferentes da sua página do Facebook. Abaixo estão algumas ideias de integração da foto de capa.


Combine sua foto de perfil com a foto de capa:

Com um pouco de criatividade e alguns ajustes de design, você pode fazer a foto de perfil e a de capa parecerem duas partes de uma tela. Confira uma forma sutil, mas convincente, de fazer isso, na foto de capa da Paris.

Nota: como a exibição das fotos de capa é diferente em dispositivos móveis e computadores, você vai precisar escolher um formato para a criação da combinação de foto de perfil e de capa. As fotos de capa chamam mais atenção nos computadores, por isso sugiro que você priorize esse layout no design da combinação das suas fotos de perfil e de capa.


 
Chame atenção para os botões à direita:

Seguindo as melhores práticas mencionadas acima, a Innocent Drinks coloca todo o texto importante à direita da foto de capa. Assim, não apenas consegue uma boa estética, mas também chama atenção para as principais chamadas para ação da página: Curtir, Seguir e Mensagem.


Use pistas direcionais para levar as pessoas a converter:

 
Há alguns meses, o Facebook introduziu um botão de chamada para ação para páginas, que pode ser encontrado sobre a foto de capa, à esquerda do botão Curtir no computador (nos dispositivos móveis, no menu superior, abaixo do número de curtidas). Por que não usar sua foto de capa para chamar a atenção para a chamada para ação? Abaixo, você pode ver como Guy Kawasaki faz isso na sua página; a seta chama atenção para a chamada para ação do Facebook, “Inscrever-se”. Quando você clicar em “Inscrever-se”, será levado ao guia dele sobre empreendedorismo. Se você fizer o mesmo na sua página do Facebook (alinhar a foto de capa com a chamada para ação do Facebook), poderá aumentar suas taxas de conversão.



Nota: assim como ocorre com a combinação das fotos de perfil e de capa, você terá que escolher um formato para o seu design. Para começar, sugiro otimizá-lo para computador, mas quando tiver mais dados sobre que tipos de dispositivos as pessoas estão usando para acessar sua página de chegada, você poderá otimizar o design da foto de capa.



7) Inclua um link abreviado na descrição da sua foto de capa que esteja alinhado com a chamada para ação da sua página.

Se você vai usar sua foto de capa para apoiar a chamada para ação da sua página, não deixe de incluir uma chamada para ação em texto e um link para a mesma oferta na descrição da foto de capa. Dessa forma, sempre que as pessoas virem sua foto de capa diretamente, poderão acessar o link para download.
E para realmente otimizar seus links, abrevie-os para que você possa controlar os cliques neles. (Você pode comprovar isso na foto de capa de Guy, abaixo.).



8) Fixe um post relacionado logo abaixo da sua foto de capa do Facebook.

Você já fixou um post na linha do tempo da sua página do Facebook?
 Basicamente, quando você faz isso, destaca um post comum do Facebook na parte superior da sua linha do tempo por sete dias.
Como isso se relaciona à otimização da sua foto de capa do Facebook?
Se você estiver alinhando a chamada para ação da sua página do Facebook, o design da sua foto de capa e a descrição dela, deverá postar algo sobre o mesmo assunto diretamente na sua página e fixar esse post na parte superior da linha do tempo. Assim, você está realizando uma chamada para ação muito clara para as pessoas que chegam à sua página (embora em diferentes locais), o que pode ajudar nas conversões.

Veja um exemplo abaixo:





Fonte: br.hubspot.com/