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Meu blog não tem comentários. O que faço?

Em qualquer estratégia de  Marketing Digital  os blogs são uma das principais ferramentas no arsenal da um profissional de marketing. E os comentários do seu blog podem ser vistos como uma fonte de feedback do  conteúdo que você está produzindo.  Algumas dúvidas podem aparecer em sua cabeça se, ao postar, ninguém comentar. A sensação de vazio e de que o conteúdo não é interessante podem surgir imediatamente e pode piorar com o passar dos dias. Aquela sensação de que era o melhor post da sua vida fica para trás. Mas não se espante e muito menos pense que isso é um problema seu, porque na maioria das vezes não é mesmo. Também não faça comparações com outros blogs: alguns têm mais comentários que outros.

A grande maioria dos leitores não tomam a decisão de comentar um post ou até mesmo uma notícia. Alguns ainda acham estranho comentar. Isso acontece porque quem mais faz comentários na internet são os bloggers, que são pessoas envolvidas na criação de conteúdo de qualidade. Você deve sempre focar no tráfego de seu site, a quantidade de visitantes novos e os antigos “clientes”. Mas, como sabemos que sua marca precisa de comentários e você está procurando como aumentá-los em seu blog, siga nossas dicas e os comentários irão aparecer naturalmente. Só não ache que será da noite para o dia, ok? Tudo precisa de planejamento e paciência.


01. Se quer “respostas”, você deve perguntar

Façamos do que parece difícil, fácil. Simples assim. Para se obter uma resposta é preciso perguntar. Uma alternativa é usar o título do post com uma pergunta para chamar a atenção do leitor. Enquanto você escreve o post, não responda a pergunta totalmente. Deixe em aberto. Mostre seu ponto de vista e “provoque” o seu leitor a rebater a pergunta do início. Ou questione outras coisas que tenham a ver com o tema principal. O importante é deixar o post “em aberto”.
Muito comum hoje em dia, o “call-to-action”, também conhecido como CTA, é uma frase usada geralmente no final do post que convida quem lê o artigo a deixar um comentário. Não precisa necessariamente ser uma pergunta. Pode-se pedir para compartilhar, para dizer o que pensa, ou até mesmo indagá-lo sobre como ele procederia em diversos casos, dependendo, é claro, de qual o objetivo da sua questão.
Esquecer de usar o CTA é deixar escapar que um leitor faça um comentário. Lembre-se sempre: o CTA funciona como um gancho para que ele possa dissertar sobre o que opina.

02. Use diferentes sistemas de comentários

É crescente as mais distintas formas de se comunicar na internet. Os diferentes servidores de e-mail, redes sociais e outros. O que acaba acontecendo, na maioria das vezes, é que o leitor tem vários registros em diversos sites. Mas alguns não se preocupam com isso e simplesmente ignoram muitos desses registros. É por isso que em seu blog você deve instalar os mais diferentes sistemas de comentários. Seja Disqus, Facebook (Comentários do Facebook + moderador no Blogger) , e-mail, Google, Blogspot… realmente, não importa. Aqui, quanto mais, melhor. Basta lembrar quando você quis comentar em algum post, mas encontrou uma enorme dificuldade para deixar um simples “Muito boa matéria!”, ou qualquer outro tipo de comentário. Ao usar diferentes sistemas, o usuário pode comentar com o que mais se sente confortável, até mesmo no modo “Anônimo”.
Outra regra valiosa é ser respeitoso com o seu público. Não use palavras impróprias e não brigue com o leitor. Se não gostou do que foi dito, apenas agradeça por ter comentado, ou, se preferir, coloque um “like”. Retirar o número de comentários também contribui para que as pessoas comentem, já que ninguém gostaria de visitar um lugar onde não há nada.

03. Para que moderar os comentários?

É preferível pedir para as pessoas serem educadas ao comentar e fazê-lo de forma inteligente a moderar todo e qualquer comentário. Por quê? Porque muitas pessoas podem deixar de comentar por não saber se será publicado, visto ou respondido. Sem contar que, como dissemos anteriormente, se você não tiver moderado ainda nenhum comentário, algumas pessoas podem simplesmente deixar para lá para não ser o primeiro a comentar.
A menos que você comece a receber muitos comentários indesejados, deixe a modo de moderação desabilitado. Assim, o usuário já fica feliz de ver que o que ele pensa está ali, online e pronto para que todos possam ver.

04. Converse com o leitor do seu blog

Criar interação com o leitor é muito importante e aproxima sua marca do seu consumidor. As pessoas se sentem importantes e não como um simples comentário a mais. Quanto mais comentários tiver, é mais provável que até mesmo as pessoas que comentam conversem entre elas. Chegará um momento onde é impossível – e até desnecessário – responder todos os comentários. Veja quais são realmente relevantes e priorize os que devem ser levados em consideração.
Outra dica importante é não demorar para responder. O tempo de resposta pode mudar o ponto de vista de um possível futuro cliente. Para saber quando seu blog ou post recebeu um comentário, ative a opção para receber uma notificação por e-mail, assim você não deixa escapar nada. Outra dica valiosa é reparar se a pessoa que comentou possui um blog também. Se esse for o seu caso, visite o blog dela e deixe um comentário. Isso mostra o quanto você está agradecido pelo que ela fez e a motivará a continuar comentando no seu site.
 

05. Tenha mais visitantes

Por mais óbvio que possa parecer, ter mais visitantes pode fazer com o que seu blog tenha mais comentários. Imaginemos que os novos seguidores do seu blog sejam justamente os que mais comentam! Por que não? Então, não se desespere. Continue criando conteúdo de qualidade para atrair mais visitantes e não se desanime se o comentário não aparecer. Os visitantes irão chegando de pouco a pouco e irão tomando conta daquele “pequeno” espaço do seu blog. Para conseguir mais visitantes, seu negócio pode fazer parcerias com outras marcas ou, até mesmo, pequenos anúncios que sejam interessante para ambos, por exemplo.
O importante é não desistir por conta dos comentários. Entender o seu target e proporcionar o que ele deseja ver é outra alternativa. Seguindo bem as dicas deixadas no post, pode apostar que alguns usuários deixaram um pequeno comentário, nem que seja para dizer “Gostei da matéria! ”. Caso aconteça, não se esqueça de retribuir!


E você, tem recebido muitos comentários em seu blog? Quais as diferentes técnicas que você usa? Tem dado resultado? Compartilhe sua opinião!

Fonte: www.smartalk.com.br/