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O que você deve evitar para ter um blog de sucesso


Muitos blogs são criados diariamente na internet.
Muitos deles são como uma forma de diário e sem pretensão alguma. Outros, no entanto, aparecem para promover algum negócio. Caso esse seja o seu caminho, não pense que o sucesso irá acontecer sem trabalho algum, pelo simples fato de seu blog estar na web.
É preciso produzir quase que diariamente, se dedicar, pesquisar, entender muito bem o seu foco e, principalmente, a sua persona.
Porém, mais do que saber o que fazer, é necessário entender que algumas coisas devem ser evitadas, pois podem ser extremamente prejudiciais para um trabalho que vem sendo bem feito.
Por isso, confira nossas dicas sobre 07 coisas que você deve evitar para ter um blog de sucesso!

1. Não identificar a persona e o nicho

Muitas pessoas, tomadas pela ansiedade de começar um trabalho, acabam não definindo alguns pontos que são extremamente valorosos. Não importa qual o assunto que irá tratar em seu blog.
Seja o tema que for, você precisa definir sua persona e conhecer bem o seu público. Somente dessa forma é possível definir o tom da conversa entre blogger e audiência. Quando se sabe com quem se vai falar, cria-se uma conexão. Isso gera uma empatia no leitor que, ao se sentir identificado, voltará a consumir o seu produto, no caso, voltar a ler o seu blog.
Quando souber a quem vai se dirigir, você precisa saber, então, qual o seu nicho. Entender quais os gostos da sua persona, o que ela faz, o que consome, o que ouve, como se diverte, entre outras coisas, é saber como se comunicar no seu blog. Lembre-se que quem tenta agradar a todo mundo não agrada ninguém.

2. Utilizar o SEO de forma incorreta

Existem várias técnicas para um bom posicionamento online. Uma delas é a forma de redigir um um post para o seu blog.
Pode-se dizer que pior do que não saber utilizar o Search Engine Optimization (SEO, ou otimização para os motores de busca), é usá-lo de forma incorreta. Que o Google é o principal buscador não há dúvidas. Mas pensar somente nele pode ser um erro e tanto. Algumas pessoas preferem o Bing, ou qualquer outro buscador, e deixa-las de fora significa perder possíveis leitores.
Outra técnica que alguns bloggers utilizam é escrever somente pensando nas keywords, as palavras-chave. Isso, além de matar a criatividade de seu texto, causa desinteresse em quem lê os posts. Deve ter sempre em mente que seu blog está conversando com pessoas de verdade e não com robôs. A recomendação aqui é: escreva seu artigo focado em sua persona e, uma vez finalizado, edite-o para que tenha um excelente SEO. 

3. Criar conteúdo desinteressante

Uma frase muito conhecida entre as pessoas que trabalham com marketing digital diz que o conteúdo é rei.
Se você está produzindo conteúdo para o seu blog sem qualquer interesse, não espere atrair pessoas. Somente com dedicação e trabalho de qualidade é que se verá o retorno do público.
Falar sobre você não fará você famoso e muito menos o seu blog. A menos que você já seja uma celebridade, as pessoas não querem saber sobre o seu cotidiano. Usar a linguagem da sua audiência é fundamental para criar vínculos.
Para criar conteúdo interessante e relevante para o seu blog é preciso entender quem são as pessoas que estão por detrás da tela. Ao pensar nelas, deixe sua criatividade falar mais alto e use a imaginação quando for escrever sobre o assunto. Por mais chato ou maçante que seja, sempre há uma forma de torna-lo divertido. Saiba que é possível transformar qualquer assunto, por mais sério que seja, em divertido, sem cair na gozação ou na falta de respeito.
Porém há uma excessão, se por acaso o que você tem a dizer sobre você for sobre sua experiência sobre o assunto ou produto que está sendo abordado no post, creio que seria interessante ser dito, mas sem delongas, apenas o essencial.

Por exemplo: Se estiver divulgando um produto que já tenha comprado para uso pessoal, daria uma boa credibilidade a ele se falasse o que achou, sobre a loja que comprou, enfim.
Um vídeo mostrando o produto seria o ideal.

4. Publicar posts somente quando tiver tempo

Para alcançar o sucesso, mesmo com seu blog, é preciso dedicação. Se o seu blog está em segundo plano, não espere o melhor resultado possível.
Alguns bloggers postam somente quando têm tempo. O lado ruim disso tudo é que, quase sempre, eles nunca têm tempo. Criar um blog é quase como ter um filho. Alimentação, atenção, cuidado, seguimento, respostas, entre outras coisas, devem ser feitas quase que diariamente.
Não é uma perda de tempo, é investimento. Se você conseguir gerar engajamento com sua persona, eles vão estar sempre esperando por conteúdo novo e diferente do que já foi visto.
Outra coisa que você deve evitar é duplicar conteúdo. Se duplicar, cite a fonte, ou as chances de você ser penalizado pelos buscadores é enorme.
Se você realmente não tiver tempo para fazer os posts regularmente, prepare alguns posts anteriormente e programe-os para que sejam publicados com certa frequência. Dessa forma, você garante as postagens regulares e não entrega todo o conteúdo de uma só vez para o leitor.

5. Esquecer ou usar demais as redes sociais

As redes sociais são as formas mais fáceis de entrar em contato com o seu leitor e com os futuros leitores. Não usar as redes sociais é como não pertencer a este mundo.
Usá-las sem qualquer medida ou objetivo também é ruim. É preciso medir a forma com que você vai se aproximar de seu público  através das redes sociais. Deixar um simples link do post feito no seu blog pode servir. Mas, na maioria dos casos, não ajuda em absolutamente nada.
Hoje em dia, as redes sociais possuem meios de investimento. É possível escolher qual post será promovido, determinar quanto se quer gastar e a forma de publicidade. Pensar em uma boa estratégia, com uma boa redação e call to action e saber usar as hashtags pode ser muito efetivo para o seu blog.
Mas não encha a timeline do seu público. Se você fizer muitos posts durante o mesmo dia, ele pode se sentir incomodado e deixar de curtir e seguir a sua página. Você não quer isso, não é mesmo?

6. Não responder aos comentários

Quando você cria um conteúdo interessante e relevante, seu leitor pode  deixar um comentário, caso tenha alguma dúvida, ou queira fazer um comentário positivo ou negativo.
Não importa qual seja o teor do comentário, nunca o apague (a não ser que o comentário seja apenas um spam). Se alguém fizer um comentário faltando com o respeito, seja educado e responda corretamente.
Se receber um feedback negativo, tente ajudar o seu leitor. Forneça alguma alternativa, tente entender o que ele quer dizer. Quando receber comentários positivos, agradeça. É de bom agrado. Se o seu leitor gastou um tempo lendo seu artigo e ainda deixou um recadinho para você, então por que não respondê-lo?

7. Encontrar desculpas para não fazer o seu trabalho

A palavra da moda é procrastinação.
Diz o ditado: “Quem procura, acha”. Portanto não procure uma desculpa ou um obstáculo para não realizar o seu trabalho. Comece a fazer. Se o seu horário para criar um post interessante é durante a madrugada, faça-o.
Tente adiantar alguma coisa durante o dia, seja durante o almoço do seu trabalho ou no caminho de volta para a casa. Caso não seja possível, existem uma série de redatores que trabalham como freelancers, e que podem ser a sua salvação. Em hipótese alguma abandone seu blog e muito menos a sua ideia.
Chegar no ponto mais alto não é fácil. Requer trabalho duro, dedicação e horas de sono “perdida” em prol de seu investimento. Se seguir as nossas dicas e evitar esses erros, terá dado um enorme passo na direção de seus sonhos. 

Não pense que se seu blog não tem dado retorno é porque você não tem feito um bom trabalho, que não tem capacidade.
Acredite sempre em você, é importante seguir algumas regras básicas. Mas coloque seu coração e personalidade nele e tenha PACIÊNCIA. 

Como fazer um blog de sucesso

Fonte: www.smartalk.com.br