CPT - Centro de Produções Técnicas

Dicas de como fazer uma boa apresentação no PowerPoint

Apresentar um plano de negócios não é uma tarefa fácil, pois o palestrante dispõe de pouco tempo para despertar a atenção do público e mostrar as suas ideias. Afinal, como criar uma apresentação no PowerPoint de modo que apenas com o primeiro slide você capture o interesse da audiência? Para responder a perguntas como essa, você encontrará 7 dicas para fazer uma apresentação em PowerPoint que surpreende todos:

Crie modos de auxiliar a memória

Providencie pequenos cartões que ficarão com você durante a apresentação e te ajudarão na explicação dos tópicos mais importantes. O ideal é ter um meio de se lembrar do que é relevante e não se enrolar durante a apresentação, pois o tempo é curto.

Use a apresentação como suporte

Os slides não devem ser lidos — na verdade, eles são apenas uma ferramenta para o que você vai dizer. Sim, a sua fala é mais importante do que as imagens e os textos. Por isso coloque apenas as informações indispensáveis em seu arquivo.

Distribua um documento ao final

Como você está apresentando o seu plano de negócios, é interessante entregar uma cópia impressa do seu arquivo ao final da apresentação. Como as pessoas terão mais tempo para ler o documento, você pode aprofundar alguns tópicos e registrar todos os dados mais relevantes.

Siga uma sequência lógica

Ao apresentar, siga uma ordem de ideias e não as cite apenas. Mostre que você sabe do que está falando e que conhece o assunto profundamente. Por isso, não pule de um tópico para outro, siga um planejamento (você se lembra dos cartões de memorização? Então, eles podem te ajudar nessa tarefa).

Tenha cuidado com dados

Ao apresentar dados — como tabelas e gráficos —, use uma linguagem clara e sucinta. Lembre-se de que os slides não devem ser lidos, então evite excesso de números para serem interpretados durante a apresentação. Uma dica para simplificar, nesse caso, é mostrar apenas os resultados alcançados.

Observe o design e o layout

Quando você for montar os slides com gráficos e tabelas, além da simplicidade, pense em criar uma unidade visual, que deve ser aplicada nos desenhos e também nos títulos. Afinal de contas, como você busca fazer slides com ar profissional, é importante evitar diferentes formatos de gráficos e variadas famílias tipográficas, certo?

Use animações sem exageros

As animações são um recurso bastante atrativo do PowerPoint. Mas não se anime muito e tome cuidado com os excessos. Use os movimentos de modo que eles destaquem o conteúdo pretendido, e não deixe que o arquivo fique muito espalhafatoso nem que tire o foco do que está sendo apresentado.
Se você tem o objetivo de mostrar um plano de negócios de sucesso, é fundamental se planejar, ser claro ao produzir os slides e usar as informações de modo que todos entendam.
E então, você gostou das nossas dicas para criar uma apresentação em PowerPoint de sucesso? Usa alguma outra forma eficiente para expor as suas ideias?


Mas você deve estar se perguntando, esse é tipo de apresentação para uma reunião de negócios, e não para a internet, no que isso pode me ajudar a divulgar meu produto?

Nos videos do Youtube, todo mundo sabe que o YouTube é o mecanismo mais eficaz para divulgar um produto ou serviço. 
As apresentações feitas no PowerPoint são ideais para quem tem vergonha de se mostrar num vídeo, através do Powerpoint você pode criar uma excelente apresentação apenas com as imagens e voz.

Você também pode criar uma vídeo-aula e vender, um ebook para oferecer como bonûs, ou para atrair seus clientes a entrar para sua lista de e-mails e receber o conteúdo que criou.
Uma apresentação de um produto, como se fosse um manual de instruções, isso ajudará e muito a convencer um futuro cliente a comprar.
Tudo isso vai depender mais da sua criatividade e conhecimento do que está oferecendo. Tente fazer algo que ainda não foi feito, algo inovador, surpreenda!

Se tem mais alguma idéia ou se já usou alguma dessas dicas, deixe um comentário, conte para nós foi.

Fonte: www.smartalk.com.br

Curso de Power Point e Outlook 2007
Curso de PowerPoint 2010 Básico