CPT - Centro de Produções Técnicas

9 passos para se criar um texto para seu blog



Você é um escritor, um criador de conteúdo. As pessoas esperam que o que você produza seja realmente bom, realmente interessante e um conteúdo realmente incrível.
O que eles não percebem é que é preciso muita dedicação e empenho para criar algo excelente. Aquele artigo que é tão fácil para eles lerem é realmente muito difícil para você escrever.
Felizmente, graças ao super-poder do hábito, você pode chegar ao ponto em que criar conteúdos impressionantes aconteça de forma natural. Hábitos têm a incrível capacidade de se tornar parte de você. É muito complicado criar hábitos, mas uma vez estabelecidos, eles fluem naturalmente. Para fazer o seu difícil trabalho um pouco mais fácil, aqui estão alguns hábitos diários que irão tornar o seu conteúdo muito melhor.
Lembre-se, estes são hábitos diários. Pule o fim de semana, se quiser, mas não se esqueça de colocá-los em prática durante os dias que você tem que produzir conteúdo.

 

1) Leia algo realmente bem escrito.

As próximas dicas estão relacionadas à leitura. Uma das melhores maneiras de se tornar um escritor melhor é ler o que outros escreveram. Você não se tornará um bom escritor se passar o dia todo lendo conteúdo de baixa qualidade. Mas se você gastar mais tempo do seu dia lendo conteúdo de nível profissional, você irá melhorar.
O mais difícil é ter discernimento para encontrar online o material que é realmente bom. Não tenha medo de pagar por conteúdo de primeira linha. Há uma boa razão para ter um custo e, muitas vezes, vale a pena.


2) Leia algo engraçado. 

Ler textos bem humorados pode mexer com o seu cérebro de forma a soltar a criatividade e ajudá-lo a produzir conteúdos melhores. Às vezes, os melhores minutos do seu dia são gastos rindo. Você vai desfrutar de uma série de benefícios que vão além das gargalhadas. Você vai desfrutar do benefício de escrever melhor. Seu conteúdo pode não ser engraçado, mas será bom. 
 

3) Leia algo fora do seu nicho.

Se você quer melhorar, tenha uma leitura mais ampla.
Ler outras coisas - coisas realmente diferentes – pode enriquecer a sua escrita sobre uma determinada especialidade. Por exemplo, talvez você escreva sobre otimização de taxa de conversão durante todo o dia. Se for esse o caso, tire alguns minutos para ler um blog sobre yoga.
Yoga?! Por quê? Porque o estilo, forma de abordagem e a natureza de um conteúdo diferente da sua área pode ajudá-lo dentro do seu nicho.
Escrita de qualidade, independentemente do que se trata, irá ajudá-lo a se tornar um escritor melhor.


4) Leia algo que você escreveu no passado.

Grandes oradores passam horas revendo os seus discursos. Atletas profissionais analisam vídeos de todos os seus movimentos. Políticos se assistem na TV.
Você é um escritor, então você deve ler o conteúdo que você escreveu no passado. O objetivo de ler o que já escreveu não é para fazer acertos. É tarde demais. Em vez disso, você quer aprender com ele.
  • O que era bom sobre o conteúdo?
  • Sobre quais assuntos você escrever melhor?
  • O que não foi tão bom?
  • O que parece estranho? 
Faça a si mesmo essas perguntas e passe alguns minutos refletindo e buscando um melhor entendimento de como você realmente é como escritor.



5) Escreva por pelo menos 30 minutos. 

A dica mais poderosa de toda essa lista é: escreva por pelo menos 30 minutos durante os dias úteis (pule o final de semana, você merece uma folga).
Para se tornar um escritor melhor, você tem que escrever. Muito. Todo dia. Não tem outra maneira de melhorar sem fazer isso.
Quando você adquire o hábito de escrever diariamente, seu cérebro começa a antecipar-se e preparar-se. Isto fica ainda mais evidente quando você escreve no mesmo horário todos os dias. Bem antes de colocar as mãos no teclado do computador o cérebro sabe o que irá acontecer, o que lhe permite ser mais criativo, mais preciso e mais hábil durante o seu tempo escrevendo.
Cada 30 minutos que você passa escrevendo são 30 minutos que você está melhorando. O progresso pode não ser grande, mas pelo menos é um progresso.


6) Obrigue-se a falar com alguém.

Falar é diferente de escrever. Mas conversar com alguém também pode ajudá-lo a se tornar um escritor melhor.
Se você quer escrever melhor, então fale melhor. Você não pode melhorar a sua fala ficando em silêncio durante o dia todo.
Se você trabalha por conta própria, chame um amigo. Se você trabalha em um escritório, puxe assunto durante o almoço ou café. Basta escolher alguém e começar uma conversa. Usar suas habilidades como escritor em um intercâmbio verbal ajudará a sua escrita a melhorar.


7) Faça uma caminhada.

A ciência já provou que fazer caminhadas nos ajuda a pensar melhor.
Vamos admitir. Escrever é um desafio mental. E você precisa estar em boa forma mental para ser capaz de produzir conteúdos relevantes.
Então, se você quer aperfeiçoar sua mente, saia da cadeira, vá em direção a porta e não volte por pelo menos 10 minutos. Você não tem que pensar em nada, muito menos no que precisa escrever. Em vez disso, você só mexe o corpo e sua mente vai cuidar do resto.

8) Escreva rápido. 

Pode parecer estranho, mas alguns dos meus melhores conteúdos foram aqueles que eu escrevi muito rápido.
Obviamente, eles tinham vários de erros ortográficos e gramaticais, mas no geral, os conteúdos em si estavam muito bons.
Eu descobri recentemente, a razão para isso. A mente é tão rápida na hora de gerar pensamentos, que as mãos não conseguem digitá-los na mesma velocidade. Se, no entanto, você é capaz de digitar mais rápido, você é capaz de transcrever mais pensamentos e com mais clareza.
Seus dedos nunca serão capazes de igualar a velocidade do seu pensamento, mas quando você produz rapidamente um conteúdo existe uma chance muito maior dele ficar mais parecido com o que você pensou.
Eu conheci pessoas que dizem "eu não consigo escrever, demoro muito!". Na verdade, eu aposto que elas não falariam isso se pudessem digitar mais rápido.
Você não precisa ter uma velocidade supersônica o tempo todo, mas é muito importante adquirir esse hábito de escrever rápido.
Escreva rápido. Edite devagar.



9) Pesquise no google qualquer dúvida gramatical. 

Uma parte importante do processo de escrever é certificar-se de que não está quebrando nenhuma regra gramatical.
(Está bem quebrar algumas regras intencionalmente, mas se você for desleixado, isso pegará muito mal).
Se você se deparar com um problema de gramática enquanto escreve, faça uma pesquisa rápida no Google. Só vai demorar alguns minutos, mas você aprenderá algo novo e, possivelmente, evitará um erro feio. Adquira o hábito de checar duas vezes a gramática. Faça isso até mesmo quando você só estiver um pouco desconfiado de um potencial erro.


Conclusão 

Mantenha-se positivo. Ninguém se torna um bom escritor automaticamente. Leva meses, até mesmo anos, para adquirir hábitos. Mas, uma vez que esses hábitos já estiverem consolidados as coisas fluem naturalmente, quase sem nenhum esforço. Antes que você perceba, a sua escrita estará melhorando de forma exponencial.
 

O que você faz para se tornar um escritor melhor?

Fonte: br.hubspot.com

========================  ========================= 


Gerador de Conteúdos EXPRESS
O Gerador de Conteúdos Vai Poupar Seu Tempo Gerando Automaticamente Seus Conteúdos Com 1 Clique!
Com esta poderosíssima ferramenta, você será capaz de criar artigos/conteúdos para: blogs e mini-sites de forma automática para divulgar seus produtos/serviços!
Ele gera conteúdo otimizado com Técnicas de SEO para as palavras-chave que você insere nos campos, e usa Técnicas de Copywriting em cada parágrafo gerado, para persuadir de forma irresistível a leitura e conversão de seus visitantes!
O que o Gerador de Conteúdos EXPRESS faz exatamente?
  • Gera Headlines persuasivas em até 18 Gatilhos Mentais (NOVA FUNÇÃO!)
  • Gera parágrafos para o: Início, meio e fim de Artigos (conteúdo que você pode adaptar para e-mails, anúncios, etc...)
Como o Gerador de Conteúdos EXPRESS Funciona?
1. Você preenche alguns campos
2. Clica no botão "Gerar Conteúdo"
3. O conteúdo é gerado! Agora pode escolher passando em setas, inúmeras variações de: início, meio e fim para seus textos!
4. Você copia o conteúdo gerado, cola onde quer publicar, revisa, encaixa melhor algumas ideias e pronto!
Veja neste vídeo como essa ferramenta funciona na prática!