CPT - Centro de Produções Técnicas

Como usar o LinkedIn - Parte 1 - Dicas de perfil


Com mais de 380 milhões de membros, o LinkedIn é a rede social mais popular para profissionais e uma das principais redes sociais em geral. Mas você está usando o LinkedIn em seu pleno potencial?
Com novas redes sociais surgindo constantemente, o LinkedIn é uma plataforma que muitas vezes fica subutilizada ou colocada em segundo plano. Mas a verdade é que o LinkedIn pode ser extremamente poderoso, especialmente quando você está ciente de todos os recursos ocultos da plataforma que não recebem tanta atenção como merecem.
Então, para ajudá-lo a aprender a usar o LinkedIn de maneira eficaz, este post está repleto de dicas do LinkedIn que você pode não estar considerando, mas deveria.

 
Sobre o LinkedIn Criar conta

O LinkedIn foi lançado em 2003 e atualmente é a terceira rede social mais popular em termos de visitantes únicos mensais, logo atrás do Facebook e do Twitter. Pense em Facebook, mas com um toque mais profissional e muito mais recursos. A rede social é principalmente voltada para carreiras, e permite que os usuários se conectem e compartilhem conteúdo com outros profissionais, incluindo colegas, potenciais empregadores, parceiros de negócios e novos funcionários. Para empresas, o LinkedIn também pode ser uma ferramenta de marketing fantástica. 

Agora, você está pronto para uma mina de ouro de dicas do LinkedIn? Vamos colocar a mão na massa...
 
Dividimos nossa lista final em três categorias principais, dependendo de suas metas para o uso do LinkedIn. Primeiro vamos compartilhar várias dicas de perfil do LinkedIn, para que você possa otimizar sua presença pessoal no site. No próximo post compartilharemos dicas sobre como usar o LinkedIn para rede profissional e, por último, como usar o LinkedIn para negócios e marketing. 

 

1) Personalize a URL do seu perfil público.

Deixe seu perfil pessoal mais profissional (e mais fácil de compartilhar) personalizando a URL do seu perfil público do LinkedIn. Em vez de uma URL com 1 milhão de números confusos no final, é mais bonito e claro assim: http://www.linkedin.com/in/nomeescolhido


2) Adicione uma foto de fundo ao seu perfil pessoal.

Em junho de 2014, o LinkedIn finalmente passou a adotar a foto de capa e começou a permitir que os usuários adicionassem uma foto do fundo a seus perfis pessoais. Dê ao seu perfil um pouco mais de personalidade, adicionando uma foto de fundo de sua preferência. O LinkedIn é uma rede social profissional: escolha uma foto apropriada. 

Para adicionar uma foto de fundo ao perfil, clique em Perfil >> Editar perfil na barra de navegação superior do LinkedIn e, em seguida, clique em Adicionar imagem de fundo no topo da página (ou modifique uma foto de fundo existente posicionando o mouse sobre ela e clicando em Editar imagem de fundo). O LinkedIn especifica que sua foto de capa deve ser um arquivo JPG, PNG ou GIF com menos de 8 MB de tamanho e deve ter uma resolução de 1400 x 425 pixels para ser exibida corretamente.

Neste link você já encontra imagens para Linkedin nessas dimenssões, ou modificar uma pelo PowerPoint ou Photoshop. 

Veja como vai ficar.




3) Crie um crachá de perfil para o seu site pessoal ou blog.

Se você tiver um site pessoal ou blog, promova sua presença no LinkedIn e ajude a expandir a sua rede profissional adicionando um crachá de perfil vinculado ao perfil público. O LinkedIn tem vários modelos diferentes de crachás.

Como este: Visualizar perfil de Érica Alexandre no LinkedIn
É só escolher entre 10 formatos diferentes, em forma de botões e de apenas texto.


4) Otimize o texto âncora para os links de blog/site no seu perfil.

Em vez de usar o padrão de links de texto âncora na lista Sites na seção de informações de contato em seu perfil do LinkedIn, você pode alterar o texto âncora para tornar esses links mais atraentes para quem visualizar o seu perfil. Se quiser aumentar os cliques nos links dos sites exibidos ali, altere o texto âncora desses links para algo que chame mais atenção do que as opções padrão do LinkedIn.

Por exemplo, se quiser incluir um link para seu blog, em vez de escolher o texto âncora padrão de "blog" do LinkedIn, personalize-o incluindo palavras-chave que indicam o assunto do seu blog (por exemplo, "Blog de marketing"). Cada perfil pode exibir até três links de site como este e eles podem ser personalizados.

Edite o perfil (clique em Perfil >> Editar perfil na barra de navegação superior do site) e, na seção de informações de contato, clique no ícone de lápis ao lado de seus links de site e selecione Outro no menu suspenso.


5) Otimize seu perfil do LinkedIn com mecanismo de busca.

Você também pode otimizar seu perfil para ser encontrado por pessoas que procuram termos-chave relevantes no LinkedIn. Adicione essas palavras-chave a várias seções do seu perfil como título ou resumo.

 
6) Forneça amostras de trabalho.

Você sabia que o LinkedIn permite adicionar uma variedade de mídias como vídeos, imagens, documentos, links e apresentações às seções de Resumo, Formação acadêmica e Experiência do seu perfil? Isso possibilita mostrar diferentes projetos, fornecer amostras de seu trabalho e otimizar seu perfil. 

 
7) Adicione, remova e reorganize seções inteiras do seu perfil.

O LinkedIn também permite que você reordene seções inteiras do perfil da maneira desejada. Quando estiver no modo de edição, basta posicionar o mouse sobre a seta de duas pontas em cada seção. Seu mouse se transformará em um ícone de quatro setas, que poderá ser clicado. Em seguida, arraste e solte para outra posição no seu perfil.
Você também pode personalizar o perfil com as seções que se aplicam somente a você.  

 
8) Aproveite as Pesquisas salvas.

O LinkedIn permite que os usuários salvem até dez pesquisas de emprego e três pesquisas de pessoas. Após realizar uma pesquisa, clique na opção de Salvar pesquisa no canto superior direito para salvar uma pesquisa e executá-la novamente mais tarde. Você também pode optar por receber por e-mail lembretes semanais ou mensais (além de diários, para pesquisas de emprego) quando novos integrantes na rede ou empregos corresponderem aos critérios de pesquisa salvos.  

 
9) Converta rapidamente seu perfil do LinkedIn em um currículo.

A procura de emprego é um dos usos mais comuns e úteis do LinkedIn. Você sabia que o LinkedIn permite transformar seu perfil em um formato de PDF? Você vai precisar editar o currículo, mas é um ótimo inicio para aqueles que não possuem um currícurlo de qualidade.  

 
10) Encontre um emprego através de posts de anúncios de empregos do LinkedIn.

Agora que você gerou esse novo currículo impressionante, use-o junto com os Empregos do LinkedIn para conseguir um novo cargo. Com o recurso de Pesquisa avançada, o LinkedIn permite que você procure empregos por palavras-chave, setor, localidade, empresa, função, nível de experiência e muito mais. Ele até mesmo sugere empregos em que você possa se interessar com base em uma breve pesquisa que avalia suas preferências de trabalho em relação a localização, tamanho da empresa e setor.
Também é possível salvar algumas pesquisas de emprego como sugerimos na dica número 8 para ser alertado quando novas vagas forem publicadas!


11) Seja recomendado por suas competências.

Em 2012, o LinkedIn lançou um recurso chamado Recomendações, para que os usuários recomendem suas conexões pelas competências listadas na seção de Competências do perfil, ou recomendem as que ainda não estejam listadas. Estas recomendações em seguida aparecem no seu perfil dentro dessa mesma seção de Competências, como mostra a imagem abaixo.


Bem, você não pode garantir que as suas conexões vão recomendá-lo por essas competências, mas, como isso é muito fácil para seus contatos (basta clicarem sobre o sinal de + ao lado de uma competência específica em seu perfil), você perceberá que muitos deles vão fazer isso de qualquer maneira. Mantenha seu perfil completo e dedique um tempo para listar as competências pelas quais você deseja que seus contatos o recomendem. Com certeza, isso dará a seu perfil uma credibilidade a mais.
Você também pode remover recomendações, se achar que as pessoas o estão recomendando para competências que não descrevem com precisão os seus pontos fortes.

Bem, aqui foram algumas dicas de como personalizar seu perfil no Linkedin, afinal tudo começa com uma boa imagem.

Use essas dicas para personalizar o seu e nos mostre como ficou, deixe seu endereço nos nossos comentários.

Como usar o LinkedIn - Parte 2 – Para rede profissional/negócios

Como usar o LinkedIn – Parte 3 - Para negócios e marketing