CPT - Centro de Produções Técnicas

Como usar o LinkedIn - Parte 2 – Para rede profissional/negócios


Aqui vão mais algumas dicas de como usar sua conta no Linkedin para divulgar seu trabalho e se comunicar com profissionais da sua área e assim também conseguir um nosso emprego.


12) Use o Open Profile para enviar mensagens para as pessoas às quais você não está conectado.

Com a exceção de seus colegas integrantes de grupos (saiba mais sobre isso na dica número 18), o LinkedIn só permite que você envie mensagens para as pessoas com quem compartilha uma conexão de primeiro grau. Mas você sabia que algumas pessoas permitem que você envie mensagens mesmo que vocês não estejam conectados? A capacidade de fazer parte da rede Open Profile está disponível apenas para titulares de conta Premium, mas possibilita que esses usuários estejam disponíveis para receber mensagens de qualquer outro membro do LinkedIn (não importa o nível de associação), se eles escolherem essa opção.
Para enviar uma mensagem do Open Profile, visite o perfil do membro e clique em Enviar um InMail. Se você não vir esta opção, passe o mouse sobre a seta para baixo na seção superior do perfil do usuário e selecione Enviar um InMail. (Para os usuários de conta premium, clique no botão Enviar [nome do membro] uma mensagem.)



13) Confira as atualizações da sua rede (ou compartilhe sua própria).

Encontradas na Página inicial do LinkedIn, as atualizações de rede são essencialmente a versão do LinkedIn para o feed de notícias do Facebook. Confira este feed periodicamente para obter um instantâneo rápido do que suas conexões estão fazendo e compartilhando ou compartilhe atualizações de sua preferência, como conteúdo relevante sobre o seu setor/carreira, conteúdo que você criou etc. Você também pode classificar por Atualizações principais ou Atualizações recentes para filtrar seu feed como desejar. 

 
14) Seja identificável.

Deixe que os outros vejam que você visualizou o perfil deles. Para permitir isso, visite suas Configurações (clique na sua imagem em miniatura no canto superior direito e clique em Gerenciar ao lado de Configurações e privacidade) e clique em Selecionar o que as pessoas verão após sua visita ao perfil delas em Perfil >> Controles de privacidade.. Verifique se a opção Seu nome e título (recomendado)" está marcada. Isso permite que você aproveite o próximo recurso na nossa lista...  

 
15) Confira quem viu seu perfil do LinkedIn.

Como? Com o recurso Quem viu seu perfil, claro! Esta ferramenta, que pode ser acessada na navegação principal pelo menu suspenso Perfil, permite identificar quais outros usuários do LinkedIn visitaram sua página de perfil (então, sim, é exatamente o que parece). De fato, o LinkedIn fez uma reformulação neste recurso cobiçado em fevereiro de 2014, de modo que as informações fornecidas estão melhores do que nunca. Você também pode ver seu posicionamento em relação a visualizações de perfil para suas conexões, as pessoas em sua empresa e outros profissionais como você.
Há alguém que tenha visitado seu perfil com o qual você pode querer se conectar? Essa pode ser a oportunidade pela qual você estava esperando se conectar. (Lembre-se: se você não se tornar identificável de acordo com a dica número 14 acima, não terá acesso a esse recurso. É uma via de mão dupla!) 

 
16) Exporte as conexões.

Quer transferir seus contatos do LinkedIn para outro sistema de gerenciamento de contatos? Felizmente, o LinkedIn permite que você exporte suas conexões com facilidade. Clique em Conexões na navegação superior do LinkedIn, clique no ícone de engrenagem de configurações no canto superior direito e clique em Exportar conexões do LinkedIn em Configurações avançadas à direita. Você terá a opção de exportá-las como um arquivo .CSV ou .VCF. 

 
17) Encontre facilmente novas conexões ou conecte-se com as antigas!

Por falar em conexões, a guia Conexões na barra de navegação superior oferece uma variedade de outras ferramentas para expandir e ajudar na conexão a contatos em sua rede profissional. Clique em Adicionar conexões no menu suspenso para importar contatos de suas contas de e-mail e receber sugestões para outras conexões, conectar-se com outros alunos de sua faculdade usando o recurso Encontrar ex-alunos e usar o recurso Mantenha contato para ficar em contato com conexões atuais, ter o controle de suas comunicações e receber notificações quando os contatos em sua rede mudarem de emprego, fizerem aniversário ou quando vocês tiverem perdido contato. O LinkedIn tem até mesmo um Aplicativo móvel conectado para você aproveitar esses recursos em qualquer lugar. 

 
18) Aproveite as vantagens dos Grupos do LinkedIn.

Você sabia que, se for integrante do mesmo grupo que outro usuário, poderá ignorar a necessidade de ser uma conexão de primeiro grau para enviar uma mensagem? Se você for membro do LinkedIn há pelo menos 30 dias e membro desse grupo específico há pelo menos 4 dias, o LinkedIn permite que você envie até 15 mensagens individuais gratuitas por mês para colegas do grupo (em todos os grupos a que pertence). (Nota: Sua cota de 15 mensagem exclui as respostas sucessivas a uma mensagem original.
Além disso, os integrantes do grupo também podem visualizar os perfis dos outros integrantes do mesmo grupo sem estarem conectados. Entre em mais grupos para habilitar mais envios de mensagens e recursos de visualização de perfis.
Para os que estiverem usufruindo dos Grupos do LinkedIn há um tempo, observem que o LinkedIn recentemente fez algumas mudanças significativas. Os grupos agora são privados e a associação deve ser aprovada (depois disso, suas conversas não exigirão moderação) e não há mais uma guia de promoções ou subgrupos. 

 
19) Aproveite as opções de Pesquisa avançada.

O recurso de Pesquisa avançada do LinkedIn fornece uma experiência de pesquisa muito mais interessante. Por exemplo, digamos que você queira descobrir se está conectado a alguém que trabalha em uma empresa específica. Digite o nome da empresa no campo de empresa na Pesquisa avançada e, em seguida, filtre os resultados por "Relacionamento" para ver se você tem alguma conexão de primeiro ou segundo grau com algum dos funcionários.  

 
20) Compartilhe suas atualizações de status do LinkedIn no Twitter.

Desde o grande rompimento do LinkedIn/Twitter em 2012, você não pode mais sincronizar automaticamente seus tweets para publicar no LinkedIn (nem mesmo seletivamente usando as hashtags #in ou #li em tweets específicos). Mas não se preocupe: se você adicionar sua conta do Twitter ao LinkedIn, o oposto ainda é possível. Então, quando você postar uma atualização no LinkedIn e quiser que seus seguidores no Twitter vejam, poderá enviar essa atualização para o Twitter selecionando a opção Público + Twitter no menu suspenso compartilhar com dentro o compositor de atualização do LinkedIn. 

 
21) Aproveite as @menções nas suas atualizações de status.

Em 2013, o LinkedIn lançou o recurso de marcar ou @mencionar outros usuários e empresas nas atualizações de status, muito parecido com o recurso do Facebook, do Twitter e do Instagram. Quer que outro usuário ou empresa do LinkedIn veja a sua atualização de status? Inclua o símbolo @ seguido imediatamente do nome do usuário/empresa em sua atualização de status. Como resultado disso, o usuário/empresa será alertado da menção e o nome dele será também vinculado a seu perfil/página na própria atualização de status.

Veja também: