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Como usar o LinkedIn – Parte 3 - Para negócios e marketing


Aqui vai a terceira e última parte dos posts de "Como usar o Linkedin".
Neste post você verá como usar o Linkedin para negócios e marketing, mas não para a empresa como vimos na segunda parte. São dicas para divulgar seus produtos.
Assim como o Twiter e o Facebook, o Linkedin também pode ser um cartão de visitas para quem trabalha com programa de afiliados e para quem tem lojas virtuais.

Também vai gostar deste, que mostra recursos para marketing que nenhuma outra rede social tem.



22) Otimize a página da sua empresa no LinkedIn.

O design de páginas de empresa no LinkedIn mudou muito ao longo dos anos. Verifique se a sua está configurada corretamente e otimizada para o layout mais recente, apresentando uma imagem de banner interessante e de alta qualidade. 

 
23) Crie páginas de demonstração direcionadas do LinkedIn.

Showcase Pages do LinkedIn são páginas especiais que se ramificam da sua página de empresa principal. Pense nelas como extensões de sua página de empresa que permitem que você promova produtos específicos ou que atendam a perfis de consumidor individuais, proporcionando uma experiência mais personalizada para os visitantes da página de empresa. Os usuários do LinkedIn também podem acompanhar Showcase Pages específicas sem ter que seguir a página principal da empresa ou suas outras Showcase Pages, permitindo que a sua empresa adapte a página ao seu público específico.
Para criar uma Showcase Page, clique no menu suspenso Editar na parte superior direita da sua página de empresa e escolha a opção para criar uma Showcase Page. O LinkedIn permite que você crie até 10 páginas de demonstração por cada página de empresa. 


24) Publique atualizações de status da empresa (e faça algo direcionado!).

Aproveite ao máximo sua página da empresa no LinkedIn publicando Atualizações de status da empresa para todos os seus seguidores verem. Isto dará aos usuários do LinkedIn ainda mais razão para seguir a sua página de empresa, ampliando seu alcance do LinkedIn.
Está usando atualizações de status da empresa há algum tempo? Por que não dar um passo adiante e aumentar o poder da segmentação com as opções de direcionamento do LinkedIn, que permitem direcionar suas atualizações de status para usuários específicos. Embora o público-alvo seja de pelo menos 100 usuários, os administradores da página da empresa podem direcionar suas atualizações usando critérios como tamanho da empresa, setor, função de trabalho, antiguidade, geografia, idioma ou incluindo/excluindo os funcionários da empresa. Essas atualizações direcionadas aparecerão para esses usuários na própria página da empresa/demonstração, assim como nas atualizações de rede na página inicial do LinkedIn desses usuários. 

 
25) Use o LinkedIn Pulse para acompanhar as notícias do setor.

Pulse é uma seção incrível do LinkedIn onde você pode descobrir artigos populares e tendências sob medida para seus interesses. Consulte Interesses na navegação superior do LinkedIn.
Navegue nos Principais posts para monitorar o conteúdo mais popular no LinkedIn Pulse ou clique no link Descubra mais no menu do canto superior esquerdo para encontrar e seguir colaboradores influentes específicos, editores ou canais relacionados com o tópico para ficar atualizado com notícias e histórias em seu setor. Você também pode cadastrar-se para receber notificações resumidas por e-mail uma vez por dia ou semana de notícias do Pulse (na seção Atualizações e notícias de suas configurações de Frequência de e-mail) ou notificações instantâneas quando os influenciadores que você segue postam algo novo. 

 
26) Confira os recursos de pontuação de marketing de conteúdo e conteúdo de tendências do LinkedIn. 

Se você é um cliente do LinkedIn Business Solutions, você pode aprender o impacto de seu conteúdo orgânico e pago do LinkedIn com os recursos de pontuação de marketing de conteúdo e conteúdo de tendências. Sua pontuação de marketing de conteúdo mede o envolvimento do usuário com suas atualizações patrocinadas, páginas de empresa, Grupos do LinkedIn, atualizações de funcionários e postagens de influenciador (quando houver). Em seguida, ela fornece recomendações para como você pode melhorar sua pontuação e, portanto, a eficácia do seu conteúdo do LinkedIn.
Você também pode perceber que tipos de conteúdo são mais populares no LinkedIn em seu setor com o recurso de conteúdo de tendências do LinkedIn. Ele  destaca o conteúdo mais popular que está sendo compartilhado no LinkedIn para vários públicos e segmentos tópicos. Monitore isso para entender o conteúdo que sua empresa deve criar e compartilhar no LinkedIn para gerar maior envolvimento.
Para saber mais sobre esses recursos, os clientes do Business Solutions podem contatar seus executivos de conta do LinkedIn. 

 
27) Use o LinkedIn para gerar leads.

Em um estudo interno da base de clientes da HubSpot (criador deste post), descobriram que o tráfego do LinkedIn gerou a maior taxa de conversão de visitante para lead (2,74%) das principais redes sociais, quase 3 vezes maior que Twitter (0,69%) e Facebook (0,77%). Então, sim, o LinkedIn pode ajudá-lo a gerar leads. Para aproveitar ao máximo o LinkedIn para geração de leads, promova e compartilhe links para suas postagens de blog e landing pages nas atualizações de status da sua empresa, onde for apropriado nos Grupos do LinkedIn, em suas páginas de demonstração e em calls-to-action colocadas em posts que você publicar através da plataforma de publicação do LinkedIn, o Pulse (consulte a dica número 31 mais à frente).


28) Experimente com os anúncios do LinkedIn e as atualizações patrocinadas.

Se você estiver procurando complementar seus esforços de marketing orgânico no LinkedIn com publicidade paga o LinkedIn Ads são uma escolha inteligente. Uma das maiores vantagens da publicidade do LinkedIn? As opções de direcionamento! Os anúncios PPC do LinkedIn permitem direcionar cargos, funções, setores ou tamanho de empresa específicos, dentre outros. Ou seja, as pessoas que têm mais probabilidade de querer/precisar do que você está vendendo. 

 
29) Crie seu próprio grupo do LinkedIn do setor e entre em outros grupos relevantes.

Crie um Grupo do LinkedIn por sua conta, como a HubSpot fez com o nosso popular Grupo de profissionais de inbound. Crie um grupo com base em um tema relevante para o setor e torne-se administrador de um Grupo do LinkedIn. Você pode usar este grupo para estabelecer-se como um líder de pensamento seu setor, ampliar uma comunidade de apoio, gerar ideias para novo conteúdo de marketing e até mesmo gerar novos leads (veja mais sobre isso a seguir)! Entre em outros grupos relevantes (e incentive os executivos de sua empresa a participarem) e participe de debates para expor a sua filosofia de liderança no seu setor.


30) Mande email para seu Grupo do LinkedIn.

"Gerar novos leads a partir do grupo, é isso?" É isso mesmo! Uma das vantagens de gerenciar um grupo do LinkedIn é que você pode enviar e-mail para os integrantes do seu grupo até uma vez por semana. Esses e-mails assumem a forma de notificações do LinkedIn, que são as mensagens enviadas diretamente para as caixas de entrada de e-mail dos integrantes do grupo (se eles tiverem habilitado o recebimento de mensagens de grupos nas configurações).
Esta será uma oportunidade privilegiada para gerar leads do LinkedIn, especialmente se você tiver reunido um grupo considerável de usuários. 

 
31) Experimente publicar conteúdo no Pulse (plataforma de publicação do LinkedIn).

Desde fevereiro de 2014, você não precisa mais ser um influenciador do LinkedIn para publicar novos artigos no LinkedIn Pulse, publicar está disponível para todos os usuários.

Experimente ver como este recurso pode apoiar suas metas de marketing criando conteúdo para a plataforma e promovendo-a pela sua página da empresa. Por exemplo, você pode experimentar vincular conteúdo do blog da sua empresa ao LinkedIn Pulse e usá-lo para promover a assinatura no seu blog completo.
Para publicar um artigo, clique no botão Publicar um post na página inicial do LinkedIn ou acesse o Pulse pelo menu suspenso Interesses na navegação principal do LinkedIn e clique no botão Publicar um post no canto superior direito da página.  


32) Recrute novos talentos através de Carreiras do LinkedIn.

Procurando alguém para ocupar uma vaga na sua equipe de marketing ou outro departamento dentro da empresa? Então não deixe de criar a seção Carreiras da página da sua empresa, que você pode usar para promover as vagas disponíveis. Para ter opções de personalização mais robustas para sua seção Carreiras, você também pode comprar um pacote Silver ou Gold de Carreiras, que permite adicionar uma imagem de capa grande e clicável que pode ser transformada em um call to action.

Esta imagem pode direcionar os usuários para um trabalho específico, uma lista de vagas e oportunidades em seu site ou exemplos da cultura da sua empresa. Os pacotes Silver ou Gold também permitem que módulos dinâmicos e personalizáveis (que exibem uma versão diferente da página com base nos perfis do LinkedIn de cada usuário), análises sobre quem está vendo a página, links diretos para os recrutadores, conteúdo de vídeo etc. 

A aparência de sua página de Carreiras depende de quais informações e imagens você escolhe incluir, como uma lista de vagas, as pessoas na sua empresa, uma seção de resumo para suas carreiras, o que os empregados estão dizendo sobre trabalhar na sua empresa e as atualizações mais recentes. Além disso, se você estiver ativamente recrutando candidatos com competências e experiência, não se esqueça do recurso Pesquisa avançada (consulte a dica número 19 acima). 

 
33) Use o LinkedIn para prospecção de vendas e social selling.

O LinkedIn também pode ser uma ferramenta poderosa para profissionais de vendas! Alguns dos recursos do LinkedIn que já abordamos nesta cola -- por exemplo, Pesquisas salvas (dica número 8), Grupos do LinkedIn (dicas números 18 e 30), Competências (Dica número 11) etc. -- também podem ser ótimas ferramentas para prospecção de vendas e social selling.


34) Adicione os botões de seguir empresa e compartilhar o LinkedIn em seu site/conteúdo.

Promova a presença da sua empresa no LinkedIn e ajude a expandir o alcance da página da empresa adicionando o botão de seguir empresa ao seu site. 


35) Analise o seu desempenho de marketing no LinkedIn com a guia Analytics em sua página da empresa.

Como estão os seus esforços de marketing no LinkedIn? Use a guia Analytics para as páginas da empresa para avaliar o desempenho da página da sua empresa. Este guia oferece dados sobre a eficácia das atualizações de status da sua página, envolvimento e alcance, assim como informações sobre seguidores da sua página: demografia, de onde vieram, como seus seguidores cresceram ao longo do tempo, a comparação de seus dados com os de outras empresas etc.
Acesse a análise da sua página clicando na guia Analytics na parte superior da navegação da sua página de empresa.

Fonte: br.hubspot.com