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Qual a diferença entre e Webinar e Hangouts? Aprenda a criar o seu!



Eventos online são a segunda mais eficaz tática de content marketing, de acordo com o Content Marketing Institute. Isso inclui todo tipo de apresentação online. As mais comuns são webinars, mas desde maio de 2013, quando foi lançado, o Hangouts —serviço de mensagens instantâneas e videoconferência do Google — tem sido usado para a mesma finalidade.
Em princípio, webinar e hangouts são a mesma coisa. Em ambos os casos, um apresentador exibe slides acompanhado de canais de áudio e, opcionalmente, de vídeo.
Cada qual tem a sua vantagem, mas, para transmitir uma palestra cujo propósito é entregar conteúdo, uma ferramenta específica de webinar funciona muito melhor.

Estas são as vantagens dos serviços pagos de webinar:
  1. A qualidade do áudio e do vídeo é infinitamente melhor do que no Hangouts. Claro, há variação entre uma plataforma e outra, mas nada tão instável quanto a plataforma do Google.
  2. Em muitos desses serviços, você pode escolher o nível de privacidade do chat. Isso significa que nem todo usuário verá o que os outros postam em texto, evitando, assim, conversas paralelas e, em muitos casos, pequenos motins.
  3. Você não é obrigado a usar vídeo. Vídeos de pessoas em escritórios têm grande chance de ficar toscos. Afinal, nossa principal referência é a TV e o cinema, que capricham nesse aspecto.
  4. Você pode exigir que os participantes se cadastrem, fomentando seu mailing, e, se for o caso, que utilizem login e senha.
O Google Hangouts, por sua vez, tem as seguintes vantagens:
  1. É gratuito, o que pode fazer diferença para pequenos negócios ou, no outro extremo, para empresas que precisam de agilidade muitas vezes prejudicada pela necessidade de contratar um serviço online.
  2. Além de ser uma plataforma popular, não exige que o participante instale nenhum plugin.
  3. Tem conexão muito fácil e ágil com redes sociais.
  4. Tem plena integração com YouTube, a principal plataforma de vídeo.
Criado por:
Cassio Politi foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. Será em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados. Twitter: @tractoBR.

Para clientes, Cassio recomenda plataformas pagas de webinar para apresentações organizadas, em formato de palestra ou aula. E recomendo Hangouts para debates menos estruturados, em que duas ou mais pessoas vão debater um determinado assunto. Mas perceba que esta é apenas uma preferência, e não uma regra.



Como preparar seu Hangout On Air

Vamos considerar que o primeiro passo você já fez: criar uma página no Google+ para a sua empresa e vincular seu canal do Youtube. (Se você ainda não tinha um, será criado automaticamente um novo canal para a sua página). Após isso, no menu principal da sua página, entre na seção Hangouts:


Após isso, aperte o botão “Start a Hangout On Air”. Ele vai levar para uma janela de criação do evento ao vivo. Isso permite que você gere a URL da transmissão com antecedência, o que permite enviar para seu público e divulgar o evento com tempo. Preencha as informações e informe o dia e horário da transmissão (que também pode começar imediatamente).


No quadro de escolha da audiência, você tem duas opções: deixar público ou escolher pessoas e círculos específicos que poderão acompanhar a transmissão. No segundo caso, essas pessoas receberão emails as convidando para o evento. Quando o evento for publicado seu público poderá acessar e esperar pelo início do Hangout:


Se o evento for aberto, as pessoas também poderão acompanhar pelo Youtube. Convide outras pessoas para a conversa A ferramenta permite até 10 pessoas entrarem na conversa e aparecerem no vídeo.  Esse formato de bate-papo ao vivo é interessante para entrevistas, mesas-redondas ou mesmo para chamar seu público para participar. Após pressionar o botão para iniciar o hangout você pode inserir os emails ou círculos que quer que participem do vídeo.


Depois é só clicar em “Start broadcast” e sorria: você está ao vivo! Caso tenha criado o evento horas ou dias antes da transmissão, não se preocupe. Você pode fechar a página do evento e ela ainda estará quando você logar novamente na sua conta do Google+. Se ele for público, aparecerá como uma publicação na sua página. Opção para perguntas e respostas.

 É possível ativar o aplicativo “Q&A” ao lado do botão de início da transmissão, na página do evento. Isso habilita uma janela lateral no vídeo onde as pessoas podem postar seus comentários e dúvidas e facilita para o apresentador, que tem acesso fácil ao que o público está dizendo.

Dicas importantes Para evitar que o seu hangout tenha problemas:
  • Cheque a qualidade da internet no computador da transmissão. Uma queda no meio do vídeo pode ser desastrosa.
  • Se vai convidar pessoas para o bate-papo ao vivo, certifique-se que elas têm o plugin necessário para participar de hangouts. Você pode consegui-lo aqui. 
Fonte: www.tracto.com.br / resultadosdigitais.com.br

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