CPT - Centro de Produções Técnicas

Conhecendo o painel da Boo Box


Quando decidimos fazer parte de uma plataforma de afiliados, é muito importante conhecer seu Painel, é nele que ficam todos os dados e ferramentas de que você precisa.
No caso da Boo Box, o Painel de Publisher é a área administrativa do Publisher na boo-box. Ao criar um cadastro (veja o tutorial de como se cadastrar) e ter sua conta aprovada para trabalhar com o sistema da boo-box, o Publisher terá acesso à um painel pessoal pelo qual ele poderá visualizar e administrar a participação de campanhas, assim como acompanhar e mensurar seu desempenho e rendimentos com o sistema.

Tornando-se um Publisher da boo-box os produtores de conteúdo para a internet podem monetizar seu trabalho veiculando em seu site, blog e redes sociais campanhas publicitárias das principais empresas nacionais e internacionais. Cada campanha possui uma forma de monetização diferente, e os valores gerados vão se acumulando na caixa “Campanhas não Finalizadas” do painel.


1) Visão Geral

É a página inicial do Painel do Publisher que mostra de forma resumida os ganhos e rendimentos, as campanhas disponíveis e a prévia de relatórios.




2) Meus Dados

A aba “meus dados” armazena todas as informações pessoais do Publisher desde o nome até os dados de pagamento.




3) Relatórios

As áreas de relatórios informam estatisticamente a quantidade de cliques e views de cada campanha veiculada no site do Publisher, além de um gráfico com os ganhos diários.




4) Extrato e Pagamentos

O extrato informa todos os registros de movimentações financeiras da conta do Publisher, desde as liberações de ganhos até o andamento de pagamentos.




5) Encurtador

A aba encurtador dá acesso ao encurtador de URL da boo-box, que permite encurtar links adicionando banners publicitários nas URLs encurtadas.


 Também temos este atalho no final da página.




6) Ganhos do Dia

A caixa “Ganhos do dia” registra os valores que o Publisher gerou naquele mesmo dia. Eles são somados ao longo do dia na caixa “Campanhas não Finalizadas”.




7) Campanhas não Finalizadas

Essa caixa registra a soma de todos os ganhos que o Publisher gerou, mas que ainda não atingiram o prazo para liberação.




8) Disponível para Solicitação

Esta caixa informa os valores que já estão liberados para o Publisher solicitar o pagamento. O botão “pagamento” só estará disponível quando o Publisher atingir o valor mínimo de R$30. 
Clicando nesse botão você será direcionado para a página na qual você poderá solicitar o depósito.


9) Campanhas

Esta caixa informa todas as campanhas que estão disponíveis para veiculação no site do Publisher.




10) Inativas

O botão “Inativas” informa todas as campanhas que estiveram disponíveis para o Publisher, mas que já finalizaram o período de veiculação. É um “arquivo” de campanhas já finalizadas.


11) Regras de Convites

As regras de convite definem a configuração de ativação de campanhas no Painel do Publisher. É possível configurar a conta para receber as campanhas como convites antes de ficarem efetivamente ativas.
Ou seja, você só vai divulgar aquela campanha se quiser, fica a seu critério.




12) Botão Ativar

Este botão permite ativar rapidamente uma campanha que estiver inativa no Painel do Publisher.


Esse botão permite que o Publisher ative sua participação de campanhas de forma mais fácil!

Caso uma campanha esteja com participação inativa, basta clicar no botão e pronto, ela já está apta a veicular. É muito importante que o Publisher mantenha sempre o maior número possível de campanhas ativas para que o sistema não fique limitado em relação à veiculação das campanhas no blog ou site do Publisher.
Quanto mais campanhas, maiores são as chances de monetizar!



13) Detalhes

Este botão informa todos os dados da campanha como a métrica, o valor pago, os formatos disponíveis e também os números de veiculação e ganhos.




14) Relatórios

Através deste desenho é possível distinguir as campanhas de banners das de seeding. No exemplo a seguir, a última campanha da lista é de seeding para Twitter.




15) Campanhas de Cobertura

A caixa “Campanhas de cobertura” informa todas as campanhas que atuam como cobertura do inventário ocioso do Publisher.


Essa campanha chama-se “Anunciantes Diversos” e funciona da mesma forma da campanha de cobertura padrão da boo-box “Anuncie já boo-box”, ou seja, ela só veiculará quando não houverem opções de campanha premium para o sistema apresentar no site do Publisher. E essa campanha traz uma forma de monetização diferente das campanhas premium da boo-box: eCPM!


O que é eCPM?

Primeiro devemos definir o que é CPM: é a abreviação de “coste per mille” (custo por mil visualizações). Trata-se de uma métrica de monetização utilizada na publicidade online na qual o anunciante paga por cada mil impressões do seu anúncio na página do Publisher.


O eCPM vem do termo em inglês “effective coste per mille“. Ele é o CPM efetivo do Publisher, ou seja, é o valor “real” recebido por ele a cada mil impressões de banners em sua página. Ele é calculado pela divisão do lucro total pelo número total de impressões em milhares. Nesse cenário é possível avaliar a rentabilidade de mais de uma campanha ao mesmo tempo, que é justamente o cenário da campanha de “Aunciantes diversos”. Por exemplo, se um Publisher gerou R$180 em um mês com a veiculação de diferentes campanhas, a partir de 45.000 impressões, o eCPM do mesmo no mês analisado seria igual a R$ 180/ 45, ou seja, R$4,00.


A campanha “Anunciante Diversos” é uma parceria da boo-box com Ad Exchanges*. Dessa forma, não é possível visualizar previamente as campanhas que veicularão no inventário ocioso, porém, garantimos que nessa parceria todas as campanhas veiculadas seguem o mesmo padrão das campanhas premium da boo-box sendo exibidas apenas para o público que, de certa forma, possui um interesse relacionado com o anunciante ou campanha. 

Por exemplo: se uma mulher com o interesse em moda visita um site de automóveis, é possível que uma campanha de roupas seja apresentada para ela. Independente do contexto do site, o que prevalece é o interesse do visitante garantindo maior acertividade na mensagem. 

A vantagem de trabalhar com a campanha “Anunciantes Diversos”, além de manter o inventário ocioso sempre rentável, é que ela diminui consideravelmente a veiculação da campanha de cobertura padrão da boo-box (“Anuncie já boo-box”) e proporciona chances maiores de rentabilização. A campanha padrão da boo-box monetiza pela métrica CPA (custo por ação), que gera valores a partir de uma ação específica do visitante do Publisher no site da boo-box. Já a campanha “Anunciantes Diversos” monetiza por eCPM, uma métrica a qual considera a rentabilidade efetiva do Publisher.



16) Criar Inventário

Esta área permite que o Publisher crie o script de inventário para começar a veicular as campanhas em seu site.(veja o tutorial de como adicionar o inventário em seu site).






17) Integrar Redes Sociais

Esta área permite que o Publisher cadastre sua conta de Twitter e comece a participar das campanhas de seeding. É a uma ferramenta para monetizar os usuários do Twitter publicando automaticamente mensagens comerciais em seus perfis. A monetização ocorre a cada clique válido no link do post.


  1. Clique em “Associar”. 
  2. Na janela que irá se abrir, clique em “Nova conta”.
  3. Você será direcionado para o Twitter, onde deverá autorizar a boo-box a publicar em sua conta. Clique em “Sign In” para autorizar o uso.
Depois, você pode escolher quantos posts e quantos vezes a Boo Box pode publicar em seu perfil.
Caso você possua mais de um perfil no Twitter, basta clicar em “Nova conta” e seguir o mesmo procedimento de associação!



18) Caixa Relatórios

Esta área mostra, de forma prática e resumida a quantidade de cliques, views e rendimentos diário do Publisher. É possível visualizar o relatório detalhado na aba “Relatórios”.