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Ferramentas para criar um planejamento de Marketing Digital


O conceito de planejamento está ligado em se preparar para uma atividade ou tarefa, determinando indicadores como procedimentos, prazos, objetivos, rotinas, comparações, alvos que você precisará para sair da ideia para a ação (ou resultado).
Para o Marketing Digital, a intenção é a mesma, sendo apenas importante entender um pouco mais sobre métricas digitais e entre elas podemos destacar:

  • SEO (da sigla em inglês  “Search Engine Optimization”) que serão indicadores para entender o quanto o seu site está correto dentro as diretrizes para um bom posicionamento orgânico nos buscadores.
  • Engajamento Social que são os indicadores do alcance digital através das redes sociais. Aqui não é apenas olhar para o número de Likes, mas sim entender o tipo de publicação, a rotina, as frequências, o crescimento e o impacto nos seguidores.
  • Força e reputação do site que está muito ligado com o SEO só que vai além, sendo mais voltado para uma classificação (nota) geral do site e autoridade na internet. Ou até descobrir quais são os conteúdos com maior repercussão social.
Cito esses três grandes indicadores por serem os mais comuns, mas existem vários outros que você poderá considerar. Se estiver começando no Marketing Digital, procure saber mais sobre as redes sociais leads e palavras-chave.

Se você já tem um bom conhecimento nos temas acima, vamos em frente.

http://goo.gl/S2WQ5x

Principais ferramentas para um bom Planejamento Digital:

Quando for fazer o seu planejamento, verá que será necessário a utilização de ferramentas para extrair números e insights do seu Marketing Digital e dos concorrentes.
Aqui então listamos algumas ferramentas importantes. Entre elas, algumas são totalmente gratuitas e outras tem versões pagas, mas todas aqui citadas permitem ao menos uma avaliação, mesmo que menor, nas versões free.
   

#Ferramenta para avaliar SEO = Lipperhey

O Lipperhey, além de diversos dados, ele gera um score final. Para chegar nesse ponto, dados como estimativa de visitantes, social media, indexação, do servidor, se o site é responsivo (ou não), além do SEO On-page. Comparar esse leque de informações é fundamental para entender a diferença nas competições digitais.

 

#Ferramenta para avaliar Facebook = Fanpage Karma

O Fanpage Karma (que é voltado para as Páginas no Facebook) é ideal por resultar em um Profile Performance, que é um nota final sobre sua atuação nessa Rede Social.

Ele mostra os tipos de publicações, média e frequência de publicações na semana, fãs mais ativos, números totais de fãs, média de crescimento semanal, até o percentual de engajamento.
 


#Ferramenta para avaliar um site = Website Grader

O Website Grader da Hubspot faz uma varredura em diversos aspectos do site, como performance,  mobile, SEO e segurança, gerando uma nota final e assim novamente podemos comparar concorrentes por essa nota.

Posso também entender onde preciso melhorar para minha empresa, como por exemplo: tamanho da página, velocidade da página, redirecionamentos, se a versão responsiva está adequada, se títulos, descrições e mapa do site estão bem cadastrados, além de cruzar com o certificado de segurança (que é fator de indexação).

 



#Ferramenta para avaliar repercussão social = Buzz


Agora saindo um pouco da ótica de pontuação (“scoring”), essa ferramenta permitirá entender as páginas e conteúdos que tem maior repercussão social através do uso dos botões de compartilhamento em suas páginas.
Essa informação é crucial quando investigo o conteúdo da minha empresa com maior aceitação e ainda o conteúdo dos concorrentes. Assim posso ter insights de temas e ações para competir.



#Ferramenta para montar a apresentação do seu Planejamento Digital = Mapa da Jornada Digital

O Mapa da Jornada Digital é um gerador de Planejamento Digital que resulta em um Infográfico com todas as informações reunidas.
Nessa ferramenta você poderá se cadastrar gratuitamente e ir respondendo perguntas em três etapas: Objetivos & Personas, Concorrentes & Rotinas e Funil de Vendas.




A intenção do Mapa é te ajudar a registrar o seu planejamento digital (contendo leituras complementares e exemplos de respostas). No final, o formato de infográfico ajudará no compartilhamento com todos os envolvidos. Tudo para que o seu Marketing tenha registrado todas as definições. 
Fonte: br.hubspot.com

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Para que você possa, assim como eu, aprofundar melhor no assunto, sugiro esses dois livros.

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O livro Os 8 Ps do Marketing Digital: O seu Guia Estratégico de Marketing Digital traz para profissionais de marketing, administradores, empresários, profissionais liberais e estudantes o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando para isso o ambiente online. Mostra como transformar a internet em uma ferramenta de negócios eficiente e lucrativa.

Mostra também, por meio de mais de cem cases e centenas de indicações de ferramentas, o lado prático do marketing digital, porém, sem deixar de expor de maneira didática e abrangente toda uma nova teoria gerada pela era do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.

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Como a maior rede social do mundo pode se tornar uma peça-chave para o seu negócio? 
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Camila Porto,autora de livro Facebook Marketing, da Editora Novatec, e especialista em Marketing em redes sociais. 
Neste livro você aprenderá:

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- Como potencializar sua marca na maior rede social do mundo;
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- Como usar os anúncios no Facebook e conseguir mais visibilidade;
- Como integrar o Facebook ao seu site, e-commerce, blog de forma estratégica para vender mais;
- Como saber se suas ações estão gerando resultados, a partir da mensuração da sua presença no Facebook;
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