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Como fazer de seu slogan uma tagline

Segundo o Wikipédia - Uma tagline é uma variação de um slogan de marca. Geralmente é utilizado em materiais e anúncios. Em português, podemos dizer que a tagline é o mote, ou teaser, da marca ou produto.

A ideia por trás do conceito é criar uma frase marcante que será uma referência para a marca ou produto (um filme por exemplo), ou ainda que reforçará a memória do público-alvo do produto. Alguns desses motes são tão bem sucedidos que tornam-se parte da cultura popular.

No contexto da informática, taglines eram mensagens que vinham ao final das mensagens enviadas para BBSs ou que são acrescentadas no rodapé das mensagens de e-mail.

Traduzindo - O slogan é criado para uma campanha, um produto novo ou um público específico, normalmente tem prazo de validade. O que acontece é que alguns slogans retratam tão bem a essência da marca, que acabam se tornando taglines.

Quando você começa a identificar uma marca pelo seu slogan, esse slogan já pode ser chamado de Tagline.

Imagine poder resumir em poucas palavras não apenas qual é o seu negócio, mas também todo o sentimento relacionado à filosofia dele, e ainda fazer com que essas palavras ajudem a aumentar o seu lucro. Parece uma missão impossível, não é mesmo? Pois esse é o propósito do slogan, uma das ferramentas de marketing mais antigas da história, mas que até hoje não tem o seu real valor compreendido pelo mercado. E como a nossa ideia aqui é fazer a sua empresa decolar, nada melhor do que conferir algumas dicas de como criar um slogan campeão, capaz de refletir corretamente as qualidades da sua marca.

Gostou da ideia? Então vamos ver como é possível fazer isso, mas não sem antes entender direitinho qual é o verdadeiro papel do slogan para o marketing. Confira!

Diferente do que muita gente pensa, o slogan não é apenas uma frase — muitas vezes engraçadinha — que deve vir logo abaixo do logotipo de uma empresa. Não mesmo!

Tagline tem as mesmas características de um slogan, frase curta de efeito e fácil memorização. Mas a diferença é que ela deve transmitir a alma da marca, tem a responsabilidade de resumir tudo que a empresa representa em uma pequena frase.

De acordo com o professor Mayukh Dass, da Universidade do Texas, autor do relatório “A study of the antecedents of slogan liking” (Um estudo sobre os antecedentes do gosto pelos slogans), um slogan é uma ferramenta que ajuda a moldar a identidade e o posicionamento de uma marca no mercado. Uma ferramenta que, de acordo com Dass, quando bem usada, faz com que o publico tome gosto até mesmo por marcas pouco conhecidas do mercado.

Por isso ela é tão importante para todo tipo de empresa e precisa ser pensada e criada da melhor maneira possível. O que nos leva a pensar no que existe, afinal, dentro um bom slogan?

Quando observamos de perto alguns dos slogans mais icônicos da história, podemos perceber que existem características comuns entre eles que transmitem muito bem qual é o espírito daquela empresa, fazendo com que seu nome se destaque no mercado — a ponto de nenhuma outra conseguir usar a mesma frase e nem nada parecido.

Dentre essas características, podemos destacar:

Simplicidade - Sem essa de explicar muita coisa e usar palavras complicadas. Os bons slogans devem ser curtos — com menos de 8 palavras — e simples o suficiente para que qualquer pessoa consiga entender.
Foco no diferencial - O melhor shopping da cidade”, “o carro mais bonito”, “o livro mais interessante do ano”. Nenhum slogan que se preze pode passar perto de um desses exemplos!

O importante aqui é mostrar qual é o real diferencial do seu produto ou serviço em comparação com a concorrência, mas sem fazer um juízo de valor — quem deve ter uma opinião a respeito da sua marca é o seu cliente e não você.

Atemporal - Esqueça termos ou palavras da moda. Bons slogans são aqueles que funcionam agora, nos próximos 10 dias ou 10 anos.
Positividade - O foco de um bom slogan nunca deve ser mostrar o problema que seu possível cliente tem, mas sim a solução que você oferece. Por isso, a positividade costuma ser algo presente por aqui.
Consistência - O que é descrito em um bom slogan costuma ser refletido em toda a identidade de uma empresa, indo desde o seu visual até os seus discursos.

Agora vem aquela pergunta: como criar um slogan que tenha tudo isso? Como chegamos nesse resultado? Bem, primeiro é importante entender que essa não é uma tarefa nada fácil, mas também não é impossível.

 

5 dicas para criar um slogan matador

Pesquisa - Observe os slogans dos seus concorrentes diretos e até dos indiretos. Veja como se comunicam as marcas que você mais gosta e aquelas que são referência no mercado. Procure compreender o verdadeiro espírito da sua empresa e como o seu público costuma enxergá-la.
Não faça juízo de valor da sua marca - Como dissemos, quem deve julgar se o seu é melhor produto do mercado ou se é o serviço mais em conta é o público e não você. Por isso, não tente vender o seu peixe desse jeito.
Seja inteligente - Faça algum tipo de trocadilho interessante com as palavras ou com a ideia da sua empresa. Mostre que a sua marca é esperta e tente fazer uma surpresa ou provocar um sorriso em seu público.

Quando estamos entre amigos, sempre tem um ou outro pra fazer uma piadinha, se seu slogan é engraçado, vai acabar viralizando, isso ajuda a popularizar a marca.

Curtiu essas dicas? Então que tal agora conferir alguns casos de slogans que deram muito certo e que podem servir como exemplos para você criar o seu? Veja só!

 

Exemplos que você precisa conhecer

Criado no final da década de 80, esse slogan da Nike (algo como “apenas faça isso”) tão logo foi criado, tornou-se uma das maiores referências no meio publicitário mundial.

E não é à toa: com apenas 3 palavras curtas, a marca conseguiu não apenas mostrar o seu ideal e tornar-se memorável, mas também levar o seu público a querer superar os próprios limites.

 

Criada em 2005, a campanha “desce redondo” da Skol era para ser apenas algo temporal, que pontuasse um momento da empresa. No entanto, essa campanha deu tão certo que acabou se tornando o slogan oficial da empresa, mostrando qual é o diferencial do produto de maneira bem simples e direta.

 

 

Passar a ideia do “valor” do produto só com uma frase. Essa é a base do slogan da L’Oréal, multinacional francesa que trabalha no segmento de cosméticos e produtos de beleza, e aposta nesse valor que seus clientes podem enxergar em seus shampoos e cremes.

 

Com esse slogan, além da gigante dos energéticos passar uma ideia de energia — que tem tudo a ver com o produto, claro —, também consegue criar ações que comuniquem perfeitamente esse sentimento com o público, como algumas envolvendo esportes radicais (repletos de saltos) e de velocidade.

Viu como criar um slogan forte para a sua empresa pode fazer a total diferença para sua marca no mercado? Pois agora que você já sabe disso, nada de olhar com descaso para essa importante ferramenta de marketing. Invista em um bom slogan e faça com que a sua marca se torne cada vez mais memorável.

Fonte: blog.wedologos.com.br

 

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RESUMINDO:

Os métodos para chegarmos a uma frase de efeito. São:

  • A frase deve ser curta, com no máximo 6 palavras;
  • Ter um conceito;
  • Deve ser fácil de memorizar;
  • Palavras de forte expressão;
  • Tem que motivar;
  • Deve ter identidade com a marca, produto ou pessoa;
  • Deve ter ligação com o público-alvo.

Para criar um slogan ou tagline, estude a fundo sobre a sua marca - a missão, visão e valores. E também é essencial que você conheça muito bem seu público. Com esses estudos será possível criar um slogan ou tagline de sucesso.