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Que cor usar na logomarca?

As cores influenciam muito na nossa vida, as cores das paredes da sua casa, da sua roupa, as paredes de um hospital, por exemplo, são sempre brancas e ou, em tons clarinhos, como, um amarelo ou verde,são cores que transmitem paz, harmonia, sossego. Aquele vestido vermelho com certeza vai chamar mais a atenção de um homem, que um vestido cheio de decotes bege.

Você pode não acreditar, mas inconscientemente, as cores podem te influenciar a tomar atitudes, a acreditar em algo, a comprar um produto…

É muito importante saber que cor escolher para sua logomarca, afinal, elas despertam reações psicológicas e até mesmo fisiológicas nas pessoas.

Se você for dono de uma lanchonete, por exemplo, é interessante optar pelo vermelho, pois a cor também estimula o apetite.

Mas nem por isso todo dono de lanchonete deve colocar o vermelho na sua logomarca, imagina, como poderíamos diferenciar uma marca de outro, viraria tudo uma mesmice.

Por isso é preciso conhecer o significado de um bom número de cores, e saber jogar com elas, usá-las de forma equilibrada.

A  professora de linguagem visual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Paula Csillag, comenta o uso de cores para logomarcas:

“A preferência por determinadas cores varia consideravelmente nos diferentes níveis socioeconômicos do público. As classes mais baixas, C, D e E, tendem a preferir cores menos elaboradas. Isso significa que você deve preferir cores de fácil identificação e nomeação, como azul, amarelo, laranja e verde, evitando tons como salmão e lilás, por exemplo.”

 

Primeiro precisamos saber o que uma cor!

Teoricamente, a cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina do nosso olho, que transmitem essa percepção para o nosso cérebro através do nervo óptico. A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho. A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético.

O verde, por exemplo, é a cor que as plantas não utilizam durante a fotossíntese. Todas as outras cores são absorvidas pelas folhas das árvores, mas o verde é refletido, pois o comprimento de onda da luz verde não é aproveitado pela química da clorofila.

Num outro exemplo, o preto é uma cor que absorve todas as ondas de luz visível, e não devolve nenhuma cor para que observa a superfície preta. Por isso sentimos uma camisa preta esquentar quando estamos vestindo essa camisa e caminhamos sob um sol forte. E nas mesmas condições de iluminação solar, o efeito é o contrário quando usamos uma camisa branca. Isso porque o branco é o contrário do preto, ou seja, ele reflete todas as ondas de luz visíveis, e converte muito menos energia em calor do que em uma camisa preta.

 

Dicas de como escolher a cor do seu logotipo:

Em primeiro lugar, fugir dos modismos é uma das atitudes a se tomar na hora de criar um logotipo, e isso também vale para as cores para logotipos. Isso ocorre porque as cores variam de acordo com a moda, que tem regras que mudam muito rápido, antes mesmo da passagem de um ano para outro.

Depois de escolher a combinação de cores para logomarca, você também deve fazer um teste do seu logo em preto e branco, para ver se também sairão legíveis em cópias e fax. É recomendado também que você experimente seu logo nas superfícies em que deseja imprimi-lo, como cartões de visita ou camisetas, para ter a noção exata do tom que escolheu.

Um ponto extremamente relevante é você não escolher a cor da sua empresa baseado em gosto pessoal. Existem inúmeros estudos que comprovam que a cor influencia a mente do consumidor, então, não adianta querer impor algum gosto, pois a cor da sua empresa será um ativo vital para o sucesso.

Saiba também que quanto mais cores você utilizar, maiores serão as despesas com impressão. Por isso, se você deseja economizar, utilizar até três cores para logotipos é o ideal.

Outra dica interessante é utilizar em seu website ou correspondência eletrônica as cores websafe, que não costumam se alterar de computador para computador.

 

Normalmente as cores passam certos sentimentos e significados. É verdade que diferentes culturas apresentam variações nessas interpretações, mas isso não nos impede de te passar algumas dicas e cuidados ao escolher cores para logomarcas:

 

Azul Honestidade, lealdade, responsabilidade, conservadorismo, autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade.

Sugere uma sensação de tranquilidade. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.

Esta é a cor mais usada em logos e definitivamente a cor das companhias de automóveis e tecnologia, por passar a ideia de confiabilidade e segurança. Muitos logos políticos também andam utilizando variações de azul por suas propriedades.

 

IBM: 1972 – Paul Rand

O azul da IBM representa uma empresa estável, segura e confiável. No Rebrand de Paul Rand ele acrescentou 8 cortes horizontais nas letras, para mostrar dinamismo e velocidade. Mesmo que hoje a IBM não utilize mais este tom de azul, ele ainda é marca forte em sua identidade.

Também conhecido como azul marinho (ou índigo), ou Azul Real, é a cor que mostra um bom senso e comando sobre determinada situação. Seu uso transmite uma imagem de muito auto-confiança, quase superioridade. Por isso também é encontrada em muitas empresas líderes em seus mercados.

O índigo, por ser um tom mais forte do azul, mantém seu poder de atração, permitindo uma compenetração com mais profundidade. Não deve ser usada em textos muito longos, podendo causar uma desmotivação pela continuidade do texto.

O índigo quando usado com branco destaca lealdade, integridade, fé, confiança, destemor, mente ordenada, idealismo prático e grande atividade em seu meio.

 

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Ciano (azul claro primário) - Significa devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Essa cor é muito usada em vários templos católicos e imagens de santos no Brasil.

Nos Estados Unidos, o termo “True blue” em inglês significa leal (a tradução ao pé da letra é Azul Verdadeiro). O azul simboliza também sentimento triste, repouso, frescor, espaço, elegância, céu, paz e meditação. Por essas características, vemos o azul em logotipos de parques de jazigos e cemitérios.Considerada uma cor fria - voltada para as ciências exatas. Por isso o azul sempre teve muito espaço nos logotipos de empresas de engenharia e tecnologia. É uma cor que neutraliza as inquietações do ser humano, acalmando o sistema orgânico.

Como cor fria, é importante nos anúncios que caracterizam artigos frios ou refrescantes. O azul é uma cor que envolve as pessoas, dando a sensação de aconchego e facilitando a compenetração com profundidade em temas, fazendo dela uma cor sugestiva.

O azul tem a propriedade de reduzir edificações, sendo útil quando se deseja reduzir grandes superfícies de divulgação. Se empregado nos espaços altos por ser a cor do céu, permite que as outras cores sobressaiam, dando destaque ao conteúdo anunciado.

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Vermelho Ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor.

Apropriado para empresas de fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.

 

Red Bull: 1987 – Designer desconhecido

Red Bull fez um ótimo uso do vermelho, já que se trata de uma bebida energética, embasada por slogans como “Red Bull te dá asas!”.

Com um detalhe análogo de amarelo ao fundo, a paleta de cores fica completa.

Esta é uma cor quente e intensa, muito usada para demonstrar conflito de emoções tal como o amor e a paixão. Esta cor normalmente afeta a pressão sanguínea e a fome, por isso é muito usada para incitar emoções fortes ou a vontade de comer.

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Verde Ambiental, ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde, inexperiência, dinheiro, natureza e tranquilidade, equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento.

É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.

O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor muito agradável e neutra, podendo ser considerada em alguns casos quente e em outros fria. Graças a estas propriedades e a representação de natureza, muitas empresas tem usado esta cor.

 

Animal Planet: 2008Dunning Eley Jones

Esta foi a escolha perfeita para um canal focado na natureza e nos animais. Muitos não gostam deste logo e ele tem uma polêmica por trás, mas todos tem que concordar que as variações de verde funcionam muito bem para esta empresa, representando os tons de uma floresta.

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Laranja Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude.

É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.

Lembrando que o laranja é feito da junção de amarelo com vermelho e pode representar atributos de ambas as cores.  O laranja é menos intenso que o vermelho, o que representa a jovialidade, também usado para mostrar divertimento, alegria e estimular o apetite.

 

Nickelodeon: 1984 – Tom Corey, Fred/Alan Inc., Scott Nash

O laranja foi uma escolha perfeita para a Nickelodeon que tem a maioria de sua audiência composta por crianças. O laranja é divertido, puro e jovial, o que representa também a grade de programação do canal. A tipografia divertida e o fundo composto por pingos de tinta, só reforçam o conceito de diversão.

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Amarelo Cuidado, gratidão, covardia, curiosidade, felicidade, aflição, alegria, positividade, energia solar e aquecimento.. Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Muito amarelo pode produzir ansiedade.

Como o vermelho, o amarelo pode ter mensagens conflitantes. O amarelo é claro e bem visível, por isso é tão usado no trânsito e estradas, em contraponto com a paisagem. Em logo, ele é comumente usado para designar atenção, criar alegria e aquecimento.

 

McDonald’s: 1962 – Jim Schindler

Todos nós sabemos do sucesso da franquia Mc Donald´s e seus arcos formando o M, além é claro, de seu slogam “I´m lovin´it”. O logo usa paleta de cores análogas, assim como Red Bull, a diferença é que neste você tem predominância de amarelo, já que o foco principal são as crianças, diversão e felicidade. O vermelho funciona bem como estimulador de fome e aumento da pressão sanguínea como consequência. Graças a esta combinação, muitos outros logos de redes de alimentos passaram a utilizar esta paleta, com sucesso.

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Turquesa Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.

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Roxo Imaginação e espiritualidade, cerimônia, alto valor, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia.

É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.

O roxo é uma combinação de vermelho e azul, trazendo características de ambas as cores mas com força de realeza ou luxúria. É amplamente usado em muitos logos de lojas de produtos finos.

 

Hallmark: Designer desconhecido

O slogan do Hallmark é “Quando você se importa o suficiente para mandar o melhor.”, nada mais perfeito do que usar o roxo em sua marca, para mostrar esta sofisticação e realeza, que fica ainda mais reforçado pela coroa estilizada no topo.

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Rosa Apreciação, delicadeza, feminilidade, floral, gentileza, gratitude, inocência, romantismo, leveza e tranquilidade.

Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.

O Rosa é a cor mais feminina de todas, pois esta cor nos trás a sensação de delicadeza e inocência. É uma cor suavizada do vermelho e expressa a visão das garotinhas, balas de goma e doces. Comumente associada ‘a causas feministas ou que levem a bandeira feminista, tais como a luta contra o câncer de mama.

 

Barbie: 1959 – Designer desconhecido

Neste caso do logo da Barbie, é perfeita a utilização da cor rosa, já que a boneca destina-se ‘a garotinhas. A letra manuscrita reforça o fato, já que parece escrito por uma menininha.

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Violeta - Simboliza dignidade, devoção, piedade, sinceridade, festividade, espiritualidade, nobreza, esplendor.

Por ser uma cor imponente e elevada, associada à realeza, transmite uma sensação de luxúria, porém com pouca alegria. Isso faz com que essa cor seja pouco usada na publicidade, para evitar a impressão de uma certa soberba no logotipo.

O violeta é uma cor que transmite muito poder em qualquer esfera, por isso é associado à vida eterna, destaque no trabalho, liderança inspirada, simpatia, justiça, humanismo e grandes poderes mentais.

A cor roxa é uma vibração próxima à do violeta, porém tem algumas características próprias, tais como: estimular as atividades das veias e provocar a expansão dos vasos sanguíneos, baixando a pressão sanguínea. Ideal para ser usado em embalagens e logotipos de empresas farmacêuticas e remédios.

 

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Dourado Caro e elegante. Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.

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Cinzento Conservador, neutro e reservado, autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade, humilhação e neutralidade.. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.

Cinza é um tom entre branco e preto, decorrente disso ele é uma mistura de ambos, está em um ponto entre as dualiades como o bem e o mal, normalmente vem acompanhado de outra cor, já que combina com a maioria por ser uma cor neutra.

 

Cristais Swarovski: Designer desconhecido

O logo da luxuriosa marca Swarovski é todo feito em cinza para representar os cristais e strasses da marca, que são predominantemente cinzas ou prateados, mas neste caso também foi aplicado para representar respeito e autoridade, que são consequências da história de conquistas da marca que já tem mais de 100 anos.

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Branco Limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, simplicidade, confiabilidade, rendimento, seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.

Branco é universalmente a cor da paz e da pureza, mas cuidado, em culturas como as orientais, o branco representa a morte e deve ser evitado. Muito usado em logos com jogos de negativo/positivo, ou com textos reversos.

 

Girl Scouts: 1978 – Saul Bass

Embora o verde predomine neste logo, ele faz ótimo uso de espaços negativos em branco, formando o contorno da face das moças. A combinação toda e o jogo de positivo/negativo, passam uma imagem de pureza e inocência.

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Preto Poderoso e sério, clássico, conservador, formalidade, mistério. Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro.

Preto é tecnicamente a absorção de todas as cores.  Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.

James Bond 007: Designer desconhecido (© 1962 Danjaq, LLC e United Artists Corporation)

Qual o agente mais elegante, sério e sofisticado do mundo? Pois é, seu logo é todo preto, até para demonstrar o mistério em torno de um agente secreto e funciona muito bem.

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Marrom - Calma, profundidade, terra, natureza, rascunho, riqueza, simplicidade, seriedade, submissão, cacau, café, utilidade e madeiramento.

Muito usado em logos relacionados à construção ou empresas relacionadas à natureza e seus produtos. É uma cor mais quente, mas no sentido de aconchego.

 

UPS: 1961 – Paul Rand e 2003 – FutureBrand

UPS usa o marrom como forma de se diferenciar de seus concorrentes (USPS e FedEx). O primeiro logo era um tanto quanto sem graça usando apenas o marrom, mas em 2003 com o rebrand e a adição de laranja na composição, trouxe mais sofisticação, mais credibilidade.

 

CONCLUSÃO

Assim como o grafismo e a fonte, a cor é algo muito importante em uma marca, já que normalmente toda a identidade da empresa vai variar das cores do logo, o que pode ser um sucesso ou um desastre. O uso consciente e inteligente das cores só tende a agregar ainda mais valor e endossar a mensagem que se quer passar. Existem hoje vários sites na internet, como o Kuler, para escolher combinações adequadas não somente para logos, mas para qualquer projeto. Portanto, experimente, estude melhor cada cor e faça uso consciente delas e terá sucesso na certa.

 

DICA:  As logomarca que são criadas pela Agência EVEF são entregues para seus clientes num formato editável. Isso permite ao cliente fazer novas experimentações com seus desenhos publicitários, incluindo a troca das cores, da fonte (tipo) de letra e da posição dos elementos dentro do desenho da logomarca. Se voce precisa criar um novo desenho de logomarca para sua empresa, solicite um orçamento e receba mais detalhes em seu email.

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