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Feedback – O que é? Como fazer?

 

Feedback é uma palavra de origem inglesa formada pela junção de “feed”, que pode ser traduzida como alimentação, e “back”, que tanto pode ser atrás ou retorno. Tanto no idioma inglês quanto em sua utilização em português, podemos considerar feedback como retroalimentar, realimentar ou retroação.

Com o sentido de realimentar ou de dar resposta a um trabalho, serviço, pedido ou qualquer acontecimento, o termo feedback faz parte de inúmeras áreas profissionais, como na Administração de Empresas, na Engenharia, na Psicologia e em muitas outras, sempre com um conceito específico, próprio da área em que está sendo utilizado.

Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo.

Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.

Muitas pessoas veem esse termo como algo muito negativo, mas na verdade não é, confesso que tive dificuldade de entender o que realmente significa “Feedback”, mas agora acho que já posso lidar com ele.Smile

Lembra daquela lição de moral que seus pais e professores te davam e que te deixava morrendo de raiva, e que só agora você entende o porque, isso é literalmente um Feedback.

 

Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal.  A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada.

O significado de feedback é utilizado em teorias da Administração de Empresas, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.

No âmbito da Psicologia, o feedback é também descrito como retroação ou devolutiva, uma vertente da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar conflitos entre indivíduos.

Em outras áreas como Engenharia Elétrica e Eletrônica, o termo é utilizado para se referir à realimentação de um sistema, ou seja, à transferência do sinal de saída para a entrada do mesmo sistema ou circuito, resultando num aumento do nível de saída (feedback positivo) ou diminuição do nível de saída (feedback negativo). Num sistema de som, refere-se ao retorno de uma fração do sinal de saída de um amplificador ou microfone para a entrada do mesmo, provocando uma distorção do som produzido.

 

Na área do Marketing

Quando assisti esses dois vídeos pude ter uma noção mais exata de como usar esse  termo a meu favor,  e é importante que você também saiba lidar com ele.

Ele está presente na nossa vida profissional o tempo todo, seja como empregado, empregador, e ou, autônomo.

 

Como autônomo, em vendas e marketing de produtos a maneira como se usa o Feedback é o que pode fazer toda diferença, é que pode te diferenciar de todos os e-commerces do mercado digital.

Exemplo: Quando você tenta vender um produto digital, isso acontece comigo, muitas pessoas compram aquele ebook, achando que vão receber um livro em casa, você manda seu produto por e-mail, como foi combinado com o cliente, e ele simplesmente se recusa a entender o que é um livro digital, ou ignora essa informação, achando que é irrelevante.

De repente, ele te liga ou manda um e-mail, perguntando “CADÊ MEU LIVRO”, então, o jeito é passar um feedback nele, você explica o que é o produto, mostra pra ele que em nenhum momento foi enganado, tenta mostrar da forma mais persuasiva possível que o erro foi dele, e finalmente tenta mostrar que apesar da decepção de não ser o que esperava, o seu produto pode ser bem mais vantajoso que um outro livro que ele possa ter nas mãos.

 

Como devo usar feedback com meus funcionários?

Pode ser uma grande empresa com dezenas de funcionários ou apenas uma padaria com dois funcionários, é a forma como você usa seu feedback que vai te transformar em um líder e conquistar o respeito de seus funcionários.

Sabe quando alguém pergunta se estamos bem vestidos ou se nosso trabalho está ficando bom, se o que você pensa for ruim talvez o jeito seja mentir, ou dizer a verdade e acabar ofendendo muito a outra pessoa.

Você tem essas duas opções se for um amigo(a), namorado(a)…, agora o que está em jogo é seu trabalho, seu comércio, é preciso ser sincero.

Mas se você souber dar sua opinião com a intenção de ajudar, você vai saber como dizer. Seu funcionário vai entender.

 

O que fazer  quando recebo um feedback negativo?

Com certeza, isso pode vir a acontecer muito no começo, afinal, você está se adaptando ao ambiente e ao trabalho, seja de que forma for dada, receba da maneira mais positiva possível,  talvez seu chefe esteja passando por um momento difícil e não saiba lidar bem com a situação, apenas escute e tente entender e corrigir seu erro, se ele está tentando te corrigir é porque gosta e acredita no seu trabalho.

Lembre-se que ele poderia simplesmente te mandar embora e contratar outro, candidatos é que não vão faltar, concorda!