CPT - Centro de Produções Técnicas

Como estampar camisetas em casa

Conheça as formas de estamparia, que tipo de máquina usar, como criar as estampas 

A área de estamparia no comércio varejista vem crescendo muito, existe lojas que já vendem aparelhos e materiais para estampar os mais variados produtos para pequenos empreendedores. Eles já não se limitam as grandes empresas, tanto que o preço desses produtos vem se tornando bem acessíveis, qualquer pessoa tem condições de comprar uma máquina de estamparia, por exemplo,  para começar seu próprio negócio, é o mesmo que investir em carro ou numa casa própria.

Agora, fica uma dúvida, como posso criar a minha estampa?

Isso sempre foi uma interrogação para mim, vemos o tempo todo na tv dessas máquinas de impressão e como usá-las, mas como posso passar um desenho que eu mesma(o) criei, e em que tipo de material são feitas essas estampas para depois serem impressas.

Resolvi então pesquisar, e descobri que são feitos em papel, mas para cada tipo de produto é usado um papel diferente, existe um filme (papel) específico, no caso de roupas, é preciso saber qual o melhor para cada tipo de pano, algodão, tecidos sintéticos, se usarmos um que não é adequado a impressão não ficará boa, e seu tempo e dinheiro fica perdido.

Veja quais são os tipos de filmes (papel) que existem, seu preço no mercado, onde comprá-los, e o mais importante, qual é o mais indicado para o produto que começar a criar.

 

Filmes para recorte Power Film/Sport Film

São umas das melhores opções para estampar marcas, números e desenhos em geral com o melhor custo-benefício. São transferidos por termo-transferência (calor) para tecidos sintéticos ou de algodão, em todas as cores com alta durabilidade de imagem;

Pra quem quer começar e não pode comprar uma máquina, esse tipo de estamparia é o mais indicado.

O Power Film Premium, um filme de recorte que pode ser aplicado com ferro de passar roupa, dispensando prensas térmicas.

Disponível em diversas cores, o Power Film Premium é um filme de vinil para plotters de recorte, que pode ser aplicado em tecidos de algodão ou sintéticos, personalizando camisetas, bonés, shorts, agasalhos, moletons e muito mais.

 

 Para aplicar o Power Film Premium, você só precisará de uma superfície lisa e um ferro de passar roupa. Confira:

Depois de recortar o filme, depile o desenho com um objeto pontiagudo (como uma caneta, por exemplo. Mas atenção, cuidado para não danificar o desenho);

Aqueça o ferro a uma temperatura de 160º/170ºC;

Se o aparelho não tiver a marcação de temperatura, selecione a opção “Lã”. Não utilize ferros com saída a vapor;

Antes de aplicar o produto, teste o ferro no tecido, para ver como ele reage a exposição ao calor. Se for preciso, faça ajustes na temperatura;

Preaqueça o local onde será aplicado o recorte;

Aplique o desenho sobre o tecido e pressione o ferro no local por até 20 segundos;

Deixe esfriar por 5 segundos, e em seguida, retire o liner protetor. Seu produto está aplicado e pronto para uso!

Dicas de aplicação e conservação

10 erros que você deve evitar ao trabalhar com filmes de recorte Power Film

==================  ====================

 

Transfer por sublimação

A estampa é impressa em um papel com tinha especial sublimática e depois, prensada contra o tecido. É indicado para impressão em tecidos como poliéster, PV ou PA, velboa e lycra, desde que eles não sejam em cores escuras;

Moldes de estampas no Corel Draw para sublimação

Não deixe de assistir esse vídeo, tudo que você precisa saber sobre sublimação está aqui!

3 dicas para aumentar o faturamento da sua estamparia com sublimação

================  =================

 

Serigrafia

Um dos processos mais difundidos no mercado, ele utiliza telas para gravar a estampa na camiseta, em qualquer tipo de tecido. Porém, possui menor qualidade quando comparada com a sublimação e alto custo para pequenas tiragens;

Sublimação ou serigrafia? O que é melhor?

Curso de serigrafia – Módulos

Com o curso Silk Screen na pratica você aprenderá a desenvolver personalizar produtos em geral (chinelos, camisetas, carteirinhas despachante, tnt, papel, envelopes, canecas, aventais e diversos tipos de objetos) aplicando a técnica de silk screen para serigrafia ou estamparia.

O curso Silk Screen na prática é tanto para quem já é do ramo da estamparia, serigrafia, sublimação ou costura e deseja levar seu negócio para o próximo nível, resolvendo o problema de terceirização ou falta de capacitação profissional A metodologia é ministrada à distância através de vídeos de alta qualidade, documentos de apoio e propostas de exercícios que você poderá acessar em uma área exclusiva para membros.

O professor do curso é JEAN CARLOS, Empreendedor, Professor e palestrante ensina a técnica de Silk Screen a mais de 6 anos e já ajudou centenas de pessoas a montarem seus próprio negócios ou melhorarem seus negócios.

==================  ====================

 

Bordado

Esse processo pode ser feito de forma manual ou por máquinas industriais, em qualquer tipo de tecido. É um processo mais demorado e que não oferece alta resolução para imagens com muitos detalhes.

Novas ferramentas foram criadas para agilizar este processo como a máquina de bordar computadorizada. Alguns modelos possuem USB e visores touchscreen que ajudam a verificar a imagem a ser bordada, além de modelos prontos de fontes e desenhos que podem ajudar o profissional na criação da arte do bordado. Embora existam outras técnicas mais rápidas e eficazes para a aplicação de logos e detalhes, o bordado ainda continua sendo bastante usado para a confecção de diversas roupas.

 

Este processo necessita de profissionais altamente qualificados para avaliar com exatidão se a roupa será feita de maneira correta. Primeiro deve-se ter em mente o desenho da imagem, logo ou símbolo para que depois a ilustração possa ser inserida, tendo suas cores decodificadas e estipulando os pontos necessários para fazer a peça. Pode demorar um pouco (até dias, dependendo do grau de dificuldade) até que a imagem seja computadorizada e esteja de acordo com a expectativa do cliente. Entretanto, o processo final é mais rápido.

Para escolher a opção mais adequada para ao seu negócio, leve em consideração a qualidade que a sua imagem exigirá, o volume de peças que conseguirá estampar por hora e o tempo de entrega de cada remessa. O método mais indicado é aquele a que atende a esses três quesitos, com o melhor custo-benefício.

====================  ==================

 

Tipos de papel para impressão

o Power Film ® é a melhor opção para estampar marcas, números e desenhos em geral com o melhor custo-benefício.

O Power Film é um filme para plotters de recorte e impressão preparado para ser transferido por termo-transferência para tecidos tintos: sintéticos ou de algodão. São um dos melhores e mais utilizados produtos para estampar disponíveis no mercado.

A linha de produtos Power Film é composta por dois filmes, ambos projetados para uma adequação singular ao processo de transferência. São eles: Power Film V3, Power Film Total Print, Power Film Premium e OBM Power Film.

Com o Power Film é permitido personalizar produtos do vestuário, como: camisetas, bonés, shorts, agasalhos e moletons.

O OBM Power Film(comprar) é um fundo sublimático ideal para tecidos escuros, podendo ser utilizado em peças em algodão, tecidos sintéticos e mistos, criando imagens com qualidade única e diferenciada. Você pode realizar estampas em camisetas, shorts, saias, regatas e muito mais.

Com OBM Power Film é possível também sublimar em camisetas brancas 100% algodão!

 

Veja como aplicar com Impressão Direta!

Veja mais vídeos

 

Power Film Total Print: filme de impressão e recorte, reproduz fielmente as imagens impressas. Devido sua temperatura menor de transferência, o Power Film Total Print agride menos o tecido e ainda possibilita a aplicação sobre tramas sublimadas sem danificá-las;

Power Film V3: filme de recorte proporciona acabamentos mais sofisticados às peças, além de cores diferenciadas, como dourado ou metálico, dando um toque diferenciado ao vestuário;

Power Film Premium: Possui as mesmas características do Power Filme V3, com o diferencial de pode ser aplicado com o próprio ferro de passar roupas, se tornando a opção ideal para pequenas confecções;

Máscaras de transferência Power Film: fabricação própria Embaplan, com custo muito competitivo, deve ser aplicada depois de imprimir e depilar o filme de impressão.

 

 

 

Onde encontrar materiais para impressão na internet:

TupiScreen

Embaplan

Selltoner

Usetoner

Mercado Livre

 

===================  ====================

Até agora falamos apenas das formas e produtos de impressão, temos que pensar também naqueles produtos que vão ser personalizados! Não é verdade!

Onde comprar, onde encontrar fornecedores, como saber se são confiáveis. Veja 4 dicas para levar em consideração na hora de escolher o fornecedor para a sua loja, olha só:

  • Histórico - Cheque as referências da empresa no mercado, há quanto tempo ela está na ativa, como é vista por outras empresas e para quais outros clientes fornece (nessa hora, vale a pena até conhecer o produto da concorrência, para saber se é bom mesmo);
  • Preço x Qualidade - é, não podemos negar, um fornecedor com preço camarada é o sonho! Mas nada adianta o produto ser barato e se desfazer na primeira lavagem, certo? Ou ainda, ser o mais caro e não entregar o que promete! Pense sempre no melhor custo-benefício. Uma conta legal que você pode fazer é avaliar o preço versus a duração do produto;
  • Prazos - Seu fornecedor precisa aliar um preço competitivo com qualidade sim, mas nada disso fará diferença se ele não entregar seus produtos no prazo e te deixar na mão. Questione os prazos da empresa e documente tudo em contrato;
  • Parceria - Sabe quando você encontra aquele amigo com quem tem uma boa sintonia e sente as coisas fluírem? Assim que você tem que se sentir com o seu fornecedor. Calma, não quer dizer que vocês precisam ser melhores amigos, significa que vocês precisam entender um ao outro, se tornarem parceiros para que ambos lucrem. Essa é uma palavra importante: parceria. O fornecedor precisa passar (e comprovar!) a sensação de que você pode contar com ele. Conversem bastante e alinhem suas expectativas e valores.

Contar com um bom parceiro é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

5 dicas para tornar sua estamparia ainda mais lucrativa

 

Lista de fornecedores de materiais para sublimação, silkscreen e impressão digital:

Ebook (Como montar uma loja de camisetas personalizadas)

=============  ==============

Como vender produtos personalizados sem ter que produzi-los?

Se você já trabalha e ou prefere começar apenas criando as estampas e deixar que uma loja especializada faça todo o resto, vai aqui algumas dicas de lojas virtuais em que você pode se cadastrar, enviar sua estampa e ganhar uma comissão pelo produto que for vendido com sua estampa.

Eu já uso alguns e tem sido bem lucrativo, seu trabalho depois de criar é de apenas divulgar e esperar.