CPT - Centro de Produções Técnicas

Como funciona a venda de produtos por catálogo

A revenda por catálogo é uma atividade bastante comum no Brasil, sendo classificada como venda direta, na qual o bom vendedor vai diretamente até a casa dos clientes em potencial para oferecer os seus produtos.

Geralmente, o público que mais atua com a venda direta por catálogo é o feminino, que vende principalmente artigo de vestuário e cosméticos. As empresas de catálogos trabalham com uma política de pagamento por comissões, oferecendo uma margem de lucro de cada produto que é comercializado.

É um tipo de comercio que tem si tornado cada vez mais democrático, quando pensamos em vendas através de catálogos, o que nos vem a cabeça, “NATURA/AVON”, não é mesmo, ai você pensa, mas já tem muita gente vendendo, só estou começando, não tenho chances de vender bem!

Mas saiba que o que mais vemos pela internet hoje, são lojas oferecendo vendas por catálogo, e não só de cosméticos não, roupas, calçados, cama,mesa e banho, bolsas, e por ai vai…

Para trabalhar com a revenda por catálogo basta procurar a marca do seu interesse no site ou na loja física e fazer o seu cadastro, sendo necessário apresentar os seus dados e documentos pessoais. Dependendo da empresa, o revendedor terá que arcar com uma quantia inicial de dinheiro, que funciona como um sinal de confiança. Depois de se cadastrar, a pessoa recebe os catálogos com os produtos da marca.

Algumas marcas mandam um representante na sua casa para explicar como funciona, pegar dados pessoais que não foram dados no cadastro no site.

A função dos catálogos é servir de vitrine.

Por muitas vezes, é através dele que o consumidor irá conhecer o seu produto. Além disso, ele facilita a vida de quem não tem como se deslocar pela cidade carregando muitas peças.

Outro benefício do catálogo é suprir as necessidades do revendedor que não tem verba para investir em um grande estoque. Mas se pretende fazer um estoque em casa, comece com poucos produtos até ter alguns clientes fixos.

 

Como são feitos esses catálogos?

Nela são mostrados os produtos que a marca vende e seus preços, você como revendedora terá uma revista sua com os preços sugeridos para revenda, é claro que, o preço final é você quem escolhe, mas a marca costuma orientar seus revendedores mostrando o seu valor de mercado para que você não revenda muito barato e nem muito caro.

Um exemplo desse tipo de comissão é a BEE BOLSAS.

Outras marcas já funcionam um pouco diferente, elas é que escolhem o valor que deve ser vendido os produtos e qual a porcentagem do seu lucro. Você deve vender exatamente pelo preço que está no catálogo, quando forem feitos os pedidos a empresa dá aquele desconto na compra que equivale a sua comissão.

Um exemplo desse tipo de comissão é a JEQUITI.

Essa marca de cosméticos costuma dar uns descontinhos maiores, dependo do volume de pedidos, e alguns produtos como brinde para as consultoras terem 100% de lucro.

 

Temos também a:

- A BOTICÁRIO, uma das marcas famosas no ramo de cosméticos - Para revender o catálogo da O Boticário é necessário se inscrever no site da empresa com todos os seus documentos pessoais, que é exclusivo para revendedores. Para confirmar o cadastro é necessário adquirir um Kit que tem custo de R$ 70,00, que é usado para demonstrar os principais produtos da marca. Os catálogos e os pedidos devem ser retirados em uma unidade física de atendimento da empresa. Os ganhos mensais podem chegar até R$ 5.000,00 reais, sendo oferecidas comissões por cada produto vendido.

- A AVON, que está no mercado há mais de 30 anos, tendo sido criada nos Estados Unidos. Para ser uma revendedora desta marca não é necessário arcar com nenhum custo, basta se cadastrar com os documentos pessoais no site ou em uma unidade física da empresa.

Um dos principais motivos do sucesso da Avon é por trabalhar com uma cartela ampla de produtos como, por exemplo, perfumes, cosméticos, maquiagens, bijuterias, roupas, bolsas, calçados e utensílios domésticos. A Avon trabalha com a política de comissões do total do volume de vendas, concedendo 30% dos lucros para os seus revendedores, além de fazer sorteios de vendas.

- A TUPPEWARE é uma empresa que atua em mais de 100 países, sendo conhecida por vender produtos de boa qualidade e durabilidade para a cozinha, que possuem até 2 anos de garantia. A marca faz sucesso por trabalhar com itens com valores acessíveis e que são oferecidos em uma grande variedade de modelos.

Para revender os produtos dos catálogos da Tupperware é necessário se cadastrar por meio do site da marca e retirar os encartes em uma loja física. Não é necessário pagar nenhuma quantia para começar a revender. A empresa trabalha com comissões pelo volume de vendas de 40%, disponibilizando treinamento para o revendedor e dando viagens e brindes para quem se destaca.

-  A HERMES é uma das marcas mais bem conceituadas que trabalha com a revenda de roupas, calçados e acessórios, tanto femininos quantos masculinos. Os produtos da empresa se destacam por serem de boa qualidade e apresentarem um preço bastante acessível.

Para revender os produtos do catálogo Hermes, a pessoa interessada deve se inscrever no site e finalizar o cadastro na loja física da marca. Não há a necessidade de pagar para começar a trabalhar. A empresa oferece comissões pelos valores de cada produto vendido, além de disponibilizar reuniões e treinamentos para os revendedores se aprimorarem.

- A COLMEIA é uma excelente opção. A marca é a número 1 em moda jovem do Norte e Nordeste, com coleções atualizadas com as últimas tendências da moda e uma excelente aceitação pelo público feminino.

-  A loja REVENDA DE CALÇADOS além de trabalhar com atacado, disponibiliza catálogos de revenda, impressos e online, é você quem estabelece o preço. É oferecido um kit opcional de vendas, que são os catálogos impressos, cartões de visita, panfletos, sacolas e outros…

-  A IMAGEM FOLHEADOS, é um site de vendas de folheados, com brincos, pulseiras, conjuntos, anéis, alianças…, vendem no varejo e no atacado para revendedores, e com catalogo através de um aplicativo virtual, você se cadastra como afiliado, baixa seu aplicativo e pelo seu notebook, celular e ou tablet mostra os produtos para suas clientes e já faz os pedidos na hora.

- BELCORPVenda de cosméticos.

- RIQUEZA MAGAZINEUma das maiores e melhores na área de produtos naturais, eles trabalham basicamente com remédios naturais para emagrecimento.

Primeiro é preciso se cadastrar no site como afiliado, depois é só escolher a melhor forma de divulgar, através do uma loja virtual, em blog, e ou por catálogos

 Venha ganhar dinheiro na Riqueza Magazine | de 14 a 50% Online ou Porta a Porta | INVESTIMENTO ZERO!

  -  NATURA – Possui uma gama de cosméticos da melhor qualidade, não que as outras marcas não sejam de  qualidade, mas a marca também vende, que mulher não tem pelo menos um batonzinho da Natura na sua bolsa.

Além de vender por catalogos você também pode vender apenas pela internet com uma loja da Natura só sua, com todos os produtos e promoções e novidades, é só divulgar.

MARY KAY – Também trabalha com cosméticos, com perfumes, maquiagens…

 

PARA TER SUCESSO:

– tenha sempre iniciativa e vontade de crescer junto com a marca que você representa;

– não tenha medo ou vergonha de chegar até os possíveis clientes para oferecer os seus produtos;

– destaque o diferencial dos produtos que você vende;

– tenha sempre em mãos algumas peças do seu acervo para mostrar;

– seja um usuário do que você vende. Além de fazer propaganda, quando acreditamos no potencial daquele produto fica mais fácil atrair a confiança da clientela;

– se programe para as datas comemorativas. É nessa época que as vendas crescem mais;

– sempre que se folheia um catálogo há chances de concluir uma venda. Então, procure deixar os seus catálogos à mostra em casa ou no trabalho (quando permitido), despertando a curiosidade de quem está ao redor;

– ofereça prazos e formas de pagamento flexíveis;

– atente-se para as promoções exclusivas oferecidas às consultoras e revendedoras. É possível conseguir bons lucros com elas;

– tenha em mente que, às vezes, alguns produtos do catálogo podem estar em falta no momento. Para estes casos, a alternativa é oferecer peças similares aos clientes.

 

Gostaria de vender na internet! Como faço?

É possível, mas devemos levar em conta algumas dicas, em primeiro lugar, é interessante trabalhar com empresas com marcas consolidadas, pois a força da marca já é um argumento de vendas por si só.

Outro ponto a ser avaliado é se a empresa exige um volume de compras fixo por mês, um critério adotado por algumas delas. Como estamos buscando um negócio sem riscos e se possível sem investimento inicial, essas empresas não seriam as mais indicadas.

A maioria exige um pedido mínimo de compra, então para vender numa loja virtual ou no mercado livre, é preciso colocar um pedido mínimo na sua loja que deve ser maior que a empresa exige para você ou cobrar frete para enviar, senão você só vai ter prejuízo.

Outra coisa a ser avaliada é se a empresa exige exclusividade na venda dos produtos.

Empresas que dão uma comissão muito baixa, também não compensam.

Algumas empresas também disponibilizam seus catálogos pela internet, como arquivos em pdf. Faça o seguinte, crie um blog e fale sobre os produtos que está no catálogo, se for cosméticos, por exemplo, dê dicas de maquiagem, coloque um newsletters no seu site pedindo que cadastrem na sua lista de e-mails para receber o catálogo, assim, mesmo que não comprem, você pode enviar e-mails com promoções, novidades.

Espero que tenham gostado das dicas e não deixe de tentar, se você gosta de trabalhar com vendas, escolha uma dessas dicas para começar quando seu negócio já estiver tendo bons resultados, invista em outra empresa, e depois em outra, se puder compre alguns dos produtos para pronta entrega, as clientes gostam disso, já ter em mãos, sentir o perfume, o toque.

Deixe seu comentário!