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Como ser gerente de afiliados?

O conceito do Marketing de Afiliados é, na prática, muito simples: um especialista desenvolve um produto (Produtor) e um agente apresenta este produto a uma audiência com o objetivo de vender (O Afiliado).

Inserido neste universo, a função das plataformas de produtos digitais, como a Eduzz, por exemplo, é de rastrear quem indicou a venda, repassar o valor para as partes envolvidas e oferecer as melhores ferramentas para que elas gerenciem seu negócio.

Mas e o Gerente de Afiliados. Qual o papel dele neste universo?

 

O Produtor começa a receber muitas demandas, talvez mais do que ela consiga atender, à medida que o número de Afiliados cresce.

Demandas como materiais de divulgação e informações sobre o avatar do produto são muito comuns, principalmente por Afiliados novatos. Além disso, o Produtor que deseja ter uma equipe de alto desempenho precisa motivar a competição entre seus Afiliados. São muitas atividades a serem desempenhadas!

É aí que surge a figura do Gerente de Afiliados: um Afiliado de alto desempenho, que direciona seu conhecimento técnico e gerencial para ser um elo entre o Produtor e sua rede de Afiliados.

Para que os papéis de cada um neste mercado fiquem claros, listamos as principais atividades envolvidas no processo de criação e distribuição de produtos digitais, e, junto com outros players do mercado, atribuímos as responsabilidades.

 

Atribuições de cada parte:

PRODUTOR   AFILIADOS   GERENTE
         

Gerar Conteúdos de Engajamento

O Produtor é o especialista no tema, no produto ou no serviço que está sendo apresentado (Expert). Este deve conhecer profundamente o público-alvo (Avatar), suas dores e seus sonhos.

 

Anunciar / Realizar Vendas

O Afiliado é o especialista em atrair audiências e encontrar o momento e a forma adequada de fazer a Oferta. O Gerente deverá apenas monitorar esta atividade e identificar as melhores estratégais

 

Atrair/Recrutar Afiliados

O Gerente deve navegar pelas comunidades e eventos de Afiliados, construir relacionamento com os top players, desenvolver estratégias para apresentar o Produto e convidar para sua divulgação.

         

Testar e Otimizar Página de Vendas / Oferta

Em um primeiro momento o Produtor é quem mais conhece o Avatar, suas dores e seu produto. Com o passar do tempo alguns Afiliados acabam trazendo conhecimento adicional sobre este público, o que ajuda a melhorar a Oferta. Uma proximidade com o Gerente e com os Afiliados ajuda a otimizar a conversão.

 

Copywriting para Anúncios

O Afiliado é o especialista na Audiência que ele atrai/gerencia. Portanto ele deve desenvolver, sob a supervisão do Gerente, suas peças publicitárias, headlines, material de relacionamento com a audiência, etc.

 

Dar suporte aos Afiliados e gerenciar conflitos

Atender as principais dúvidas e necessidades que surgem naturalmente durante a atividade de divulgação. Lidar com situações conflituosas como comportamento inadequado de Afiliados, divulgação fora dos termos propostos pelo Produtor também são responsabilidade do Gerente.

    MERCADO    

Realizar Atividade nas Redes Sociais – Produto

O Produtor ou o Produto é a figura principal que deve aparecer. É a Marca que está sendo construída e apresentada. Cabe a este, portanto, desenvolver as atividades ligadas a construção de autoridade, evangelização e engajamento da audiência (Branding).

 

Treinar Afiliados inexperientes

Há vários especialistas e conteúdos de alta qualidade no Mercado voltados para ensinar e desenvolver Afiliados. O Gerente deverá catalogar estes canais e conteúdos e ajudar os Afiliados a achá-los.

 

Comunicar táticas e materiais que dão mais resultado

Identificando rapidamente que táticas estão gerando melhores resultados e rapidamente compartilhando entre os Afiliados, o Gerente poderá

         

Definições do Avatar/Público-Alvo

Identificar o Nicho, seu comportamento e seu perfil é papel do Produtor.

     

Acompanhar Métricas (Conversão/Engajamento/Etc)

Conhecer profundamente os conceitos de Métricas e Conversão ajuda o Gerente a identificar com precisão as tendências, fontes de perdas e elementos que geram maior resultado.

         

Planejamento Estratégico (Preço/Nicho/Funil/Etc)

O Produtor deverá construir seu planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos, assim como os elementos que vão suportar esta estratégia. Ter um calendário ou um modelo de vendas claro e otimizado é fundamental para se ter um Negócio Lucrativo e sustentável.

     

Organizar Afiliados em Grupos de acordo com perfil e nível

Afiliados em níveis diferentes têm resultados e necessidades diferentes. Iniciantes precisam conhecer os conceitos básicos enquanto que os avançados precisam de um suporte mais próximo. O Gerente pode dividir estes Afiliados em grupos e gerenciá-los de acordo com suas necessidades.

         

Criar banners / páginas / outras peças

Em geral cabe ao produtor desenvolver ou terceirizar a criação das peças publicitárias de suas campanhas. Isto ajuda a manter a uniformidade, coerência e força de suas marcas (Branding)

     

Motivar e Engajar os Afiliados

Criar estratégias de motivação e engajamento dos Afiliados, como por exemplo premiações e reconhecimento, costuma aumentar o desempenho e a retenção destes Afiliados.

         

Melhorar o Marketing e Comunicação do Produto

O Produtor deverá estar sempre melhorando os materiais de divulgação e produzindo conteúdo. Esta é uma atividade essencial para fortalecimento de Marca.

     

Organizar materiais e treinamentos que o Afiliado precisa

Criar e gerenciar uma boa Área de Afiliados é uma ótima estratégia para agilizar o apoio e o treinamento dos Afiliados. O Nutror costuma ser utilizado por Gerentes para criar uma Área fechada de Conteúdos e acesso a materiais de apoio.

         

Se relacionar com Clientes e Colher feedback

O Produtor não deve nunca deixar de conversar com seu Cliente/Mercado. Isto ajuda a identificar novas oportunidades, movimento da concorrência, dores ainda não sanadas e ajuda a medir como está a aceitação de seus Produtos/Marca. O gerenciamento de Conflitos e Haters está também incluído nesta atividade.

     

Ensinar os Afiliados a Divulgar a Oferta

Preparar o Afiliado sobre o Produto, comportamento do público, mostrar os benefícios e as objeções prováveis que serão encontradas e argumentos de vendas são responsabilidade do Gerente.

         
       

Negociar comissão diferenciada

Alguns top afiliados que conseguem movimentar muita audiência podem pedir comissionamento diferenciado. O Gerente deve estabelecer os critérios, negociar esta diferenciação e acompanhar a performance destes Afiliados diferenciados.

 
Formação de Gestores de Marketing Digital
 

Ferramentas que a Eduzz oferece para cada parte:

São ferramentas que vão ajudar cada atividade. Veja aqui embaixo como você pode aproveitá-las ao máximo:

O Produtor pode, na configuração do produto, definir o percentual que será pago para o Gerente de Afiliados.
• No relatório Meus Afiliados, tanto o Gerente quanto o Produtor podem acompanhar as principais métricas e resultados da rede de Afiliados.
• No relatório de Conversão você pode ter uma visão do funil de vendas do seu negócio, com o número de pessoas que entraram no checkout, que preencheram os dados, que tentaram pagar, que geraram boletos e que pagaram por cartão.

 
Com o Analytics da Eduzz, você pode acompanhar as principais métricas do seu negócio.
 

Você pode usar o Nutror para treinar seus afiliados, de forma que não precise ficar repetindo a mesma informação para cada novo membro que embarcar no seu time. Grave vídeos com as principais informações sobre seu produto, a melhor forma de divulga-lo, etc. e hospede no Nutror. Aí é só deixar o link disponível para quem se afiliar!

 

 

O que o Produtor precisa saber sobre o Gerente de Afiliados

Os Gerentes de Afiliados costumam ser remunerados de uma das três formas: pode-se oferecer um valor fixo mensal, pode-se oferecer um percentual sobre as vendas dos Afiliados ou um mix entre as duas formas. O mais comum é o modelo misto.

Alguns Produtores chegam a considerar trabalhar com mais de um Gerente, mas isso costuma gerar grandes conflitos, comprometendo o compartilhamento de boas práticas com os Afiliados. Portanto, desconsidere esta possibilidade.

Apenas para reforçar: ao cadastrar seu produto na Eduzz, você pode definir de forma automática, qual o percentual sobre as vendas dos afiliados, você deseja remunerar seu Gerente. Aí fica mais fácil e prático para todo mundo.

Como ter um gerente de afiliados na HOTMART