CPT - Centro de Produções Técnicas

Encceja – Como funciona? Como se inscrever?


ENCCEJA  é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria, significa “Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos”.

É um exame que comprova suas competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A partir deste ano, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que não concluiram seus estudos em idade própria e desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no Exterior.

O participante deverá optar pelo nível de Ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.


Ninguém é obrigado a fazer a Encceja Inscrição. Ela é voluntária e totalmente gratuita.



Encceja quem pode fazer?

A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.


Encceja o que estudar?

Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior)

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.


Apostila preparatória para o Encceja 2017


As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja Nacional, disponível no Anexo do Edital do Exame.

O participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja, do Encceja Exterior e  do Enem, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos nos Editais.

– Como será a prova Encceja: As provas do Encceja 2017 serão compostas por 30 itens de múltipla escolha e para obter o certificado Encceja o participante deve acertar pelo menos 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.

O que vai cair na prova do Encceja em 2017: O Inep informou que a prova terá as mesmas referências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O edital do Encceja 2017 com todos os detalhes será publicado no dia 24 de julho.


Datas de publicação dos editais, inscrições e aplicação das provas:

Encceja Nacional
Publicação do edital: 24 de julho
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 8 de outubro
Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas

Encceja Nacional PPL
Publicação do edital: 7 de agosto
Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
Aplicação: 24 e 25 de outubro

A prova será aplicada nos períodos da manhã e tarde.

------------------------  --------------------------

Endereço para inscrição: http://sistemasencceja2.inep.gov.br/exterior/

Encceja Exterior
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 10 de setembro
Locais de prova: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

Encceja Exterior PPL
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 11 a 22 de setembro
Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)

Saiba mais no site do INEP


As mais eficientes TÉCNICAS DE ESTUDO para concursos públicos (Cláudia Fabiana Dias Santiago)

Aquele concurso que você tanto almeja está previsto ou foi publicado o edital, mas você não sabe como estudar de modo eficiente? Então, este livro irá lhe ajudar nesta tarefa, apresentando as melhores e mais eficientes maneiras de estudar qualquer conteúdo. São técnicas utilizadas pelos candidatos aprovados nos mais diversos e concorridos concursos públicos do país.
"

As mais eficientes técnicas de estudo para concursos públicos" é um livro de cabeceira para qualquer candidato que busca uma aprovação nos certames públicos.


Ebook digital por apenas R$9,90.